Saldo de quotas do PIS para aposentados

Você se aposentou, mas eu tenho quase certeza que não sabe que ainda tem direito ao saldo PIS para aposentados, acertei?Aposentados podem ter dinheiro do PIS/PASEP

Se você tem mais de 70 anos ou contribuiu no PIS/PASEP até o dia 04 de outubro de 1988 pode ter algum dinheirinho para receber! Acompanhe o artigo e entenda o que são as quotas do PIS e quem pode ter direito!

O benefício do PIS existe a muito tempo e a maioria dos brasileiros já foram agraciados pela salário extra, ou décimo quarto como era e ainda é chamado. Talvez você também já tenha recebido outrora.

Mas o fato é que ainda poderá estar dentro da lista das pessoas que tem direito a esse dinheirinho extra, na forma de quotas, e que com certeza sempre será bem-vindo, não é mesmo?

Quotas de Aposentadoria do PIS/PASEP

Na verdade, o saldo do PIS e PASEP para  os aposentados, também chamado de Quotas do PIS, que correspondem ao período de 1971 até 04/10/11988, deveria ser pago no ato da aposentadoria, porém muitos trabalhadores não sacaram, e os mesmos ainda estão disponíveis.

Agora todos os trabalhadores que passaram a contribuir para o PIS/PASEP desde o dia 5 de outubro de 1988 não tem valores de cotas para resgatar, proque desde essa data o abono salarial do PIS e PASEP não contam com a arrecadação para contas individuais e sim  para financiar o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.

Além dos aposentados, outras pessoas também podem ser beneficiadas e resgatar suas quotas, mas veja bem, você precisa estar de acordo com o perfil das exigências para receber o valor atualizado que corresponde a elas.

Quais os requisitos para resgatar o saldo PIS

Vamos lá! Analise cada item abaixo e veja se você se enquadra em algum dos requisitos para receber as suas quotas de PIS.

  • Estar aposentado;
  • Receber algum benefício que corresponde a assistência no caso de um idoso ou pessoa com deficiência;
  • Se o participante ou o dependente possui alguma doença relacionada na Portaria Interministerial, que deverá ser consultada;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos de idade;
  • Portar atestado que comprove invalidez;
  • Estar doente de AIDS/SIDA;
  • Estar doente de câncer;
  • Falecimento do titular da quota;
  • Ser militar da reserva e que é remunerado.

Como você consulta o saldo de quotas do PIS para aposentados?

O processo é muito fácil, você poderá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, ou mesmo através da Internet.

É importante que esteja com os documentos em mãos para facilitar o processo, você vai precisar:

* Lembre-se para qualquer tipo de consulta com o cartão do cidadão ou mesmo pela internet vai necessitar de senha.

Você lembra da senha do seu cartão?

E para sacar o saldo do PIS, o processo é um pouco diferente do usual que é utilizado para sacar o abono, pois é necessário apresentar alguns documentos, como:

  • Carteira de Identidade ou carteira de habilitação ou carteira de identificação militar ou carteira de trabalho ou carteira de identidade de estrangeiro, não importa qual desde que tenha foto;
  • CPF;
  • Número do PIS;
  • e apresentar um desses documentos: Carta da DATAPREV ou Certidão do INSS ou Cópia do DOU ou dos Estados ou do município ou Declaração do FUNRURAL.

Confira mais detalhes de documentos clicando aqui.

Importante!

Você poderá exigir a qualquer momento suas quotas do PIS, inclusive o processo é ágil, desde que comprovado a sua emergência.

Já para sacar o saldo do PASEP procure pelo Banco do Brasil para o saque do saldo de cotas, apresentando os documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Número de inscrição no PASEP;
  • Documento do INSS comprovando a aposentadoria.

Qual é o valor das quotas PIS para aposentados?

As quotas são atualizadas anualmente, sempre no término do exercício do PIS para o ano base, atualmente tem sido pelo mês de Junho.

  • O índice de reajuste é estabelecido pelo Conselho Diretor do Fundo PIS/PASEP e incide sobre a quantidade de quotas que ainda estão disponíveis para você.

Lembrando sempre que deve estar dentro dos limites estabelecidos acima, ou seja, ter o direito.

É importante que compreenda que as quotas são apenas atualizadas, não existem novas quotas, elas são as mesmas realizadas pelo fundo de participação no PIS/PASEP do período de 1977 a 1988, que foram creditadas na conta do PIS até o dia 04 de Outubro de 1988.

Em caso de que a pessoa tenha direito e tenha falecido, o saldo poderá ser sacado por dependentes ou sucessores do titular.

As quotas não tem relação com o abono, que é pago anualmente para os trabalhadores ativos.

Existem muitos aposentados que ainda tem direito ao resgate dessas quotas do PIS, sempre é válido ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal e realizar a consulta, já os os inscritos no PASEP devem procurar pelo Banco do Brasil. Quem sabe vai ter uma bela surpresa!pis aposentados

Ficou com alguma dúvida sobre o saldo de quotas do PIS para aposentados? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu Comentário: