Como fazer o recadastramento no Bolsa Família

Quer saber se tem que fazer o recadastramento Bolsa Família? Quando falamos sobre o Bolsa Família benefício social oferecido pelo Governo Federal para uma melhor distribuição de renda entre as famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema, nós dificilmente pensamos em como ocorre a manutenção do cadastro que dá direito ao programa. Então para não correr o risco de perder o seu benefício ou ficar bloqueado, descubra como recadastrar Bolsa Família.

Auxilio Bolsa Familia

Pograma de Distribuição de Renda no Brasil Bolsa Família

Revisão governamental anual

Cada ano o Governo realiza a averiguação dos dados existentes em diversas bases de dados que registram a renda dos brasileiros para ter certeza que não existem irregularidades nas informações fornecidas nos cadastros familiares, por exemplo, a renda per capita da família aumentou, houve alteração de endereço, ocorreu o cancelamento do CPF de uma pessoa da família, etc. Sendo assim, para evitar que fraudes existam, existe o processo do recadastramento que é feito cada 2 anos.

São dois tipos de recadastramento

Revisão Cadastral: Solicitado às famílias que apresentam informações que estejam conflitantes nas análises governamentais citadas acima.

Averiguação: Necessário para atualização das informações devido ao cadastro se mostra antigo, mas que ainda não apresenta nenhum tipo de irregularidade.

Como eu descubro se preciso recadastrar o benefício?

É bem simples, o Ministério do Desenvolvimento Social informa às famílias beneficiárias de formas diferentes, sendo elas:

  • No próprio comprovante de pagamento do saque atual efetuado vai aparecer uma das seguintes palavras: “REVISÃO CADASTRAL” OU“AVERIGUAÇÃO”.

    Atualizar Cadastro no CadÚnico.

  • Uma carta contendo as informações sore o recadastramento é enviada ao endereço cadastrado pela família.

Quais são os documentos necessários para o recadastramento Bolsa Família?

Basicamente os documentos que irá precisar são os mesmo que os que foram apresentados na hora de fazer o Cadastro no CadÚNICO.

  • Cartão Bolsa Família;
  • Documento de identificação de todos os membros da família cadastrados (por exemplo, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, RG ou Certidão de Casamento);
  • CPF ou título de eleitor responsável pela família no qual o Cartão Bolsa Família está no nome. Para as famílias que tenham origem indígena ou quilombola, qualquer tipo de documento de identificação pode ser usado;
  • Carteira de trabalho assinada de aqueles membros da família que estejam trabalhando;
  • Comprovante de residência atualizado para ser válido;
  • Se houver crianças ou adolescentes que façam parte da composição familiar, é obrigatório levar consigo o comprovante de matrícula escolar de todas as crianças cadastradas;
  • Carteira de vacinação das crianças até 7 anos;
  • Um número de telefone também atualizado para que a secretaria de desenvolvimento social consiga entrar em contato.

Qualquer documento que não está na lista também pode ser solicitado pelo funcionário do CRAS que irá fazer a atualização do cadastro familiar.

E agora…onde faz o recadastramento?

Para fazer o recadastro é muito rápido e simples. Apenas vá até a Prefeitura Municipal da sua cidade com toda a documentação e procure pelo setor do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e regularize a sua situação.

Se você trocou de endereço, a família aumentou, falecimento de um dos membros, aumento ou diminuição da renda ou qualquer outra informação importante ao respeito da sua família, INFORME ao fazer o recadastramento.

📌 Mas lembre-se!

O recadastramento no programa é obrigatório para todos, ocorre aproximadamente a cada dois anos e precisa ser feito da forma mais rápida possível para que o benefício não seja bloqueado ou até mesmo cancelado. Caso queira saber mais informação sobre o benefício bloqueado, clique aqui.

Caso tenham se passado mais de 2 anos e não tenha recebido nenhum aviso para atualizar o cadastro vá até o setor responsável mais próximo do CRAS em seu município o antes possivel.

E para que esse tipo de situação não ocorra fique de olho no nosso site pois está sempre cheio de dicas sobre todos os seus direitos como cidadão brasileiro.

E você ainda ficou com dúvidas sobre todo o processo do recadastramento Bolsa Família? Deixe-nos uma mensagem com a sua observação, dúvida ou por qualquer outro coisa ao respeito, pode usar o 📝 formulário abaixo.

5 Comentários

  1. Marcos
  2. cleonice maria da dilva
  3. Rosiane Pereira Ribeiro
  4. Patrícia
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: