O PIS não caiu na conta! Que fazer?

nao recebi o abono salarial esse ano - O PIS não caiu na conta

O abono não caiu na conta esse ano? Veja o que poderia ter acontecido!

2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram PIS de 2016!

Uma das grandes dúvidas de quem é beneficiado pelo Abono Salarial é quando o valor estará disponível para saque ou, para aqueles que possuem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, quando o valor será depositado diretamente em suas contas. Se você acha que tinha que ter recebido esse ano e o dinheiro ainda não caiu na conta ou não recebeu leia atentamente o artigo a seguir.

Quando recebo meu PIS?

O pagamento do PIS/PASEP sempre tem inicio no mês de julho e termina em junho do ano seguinte, e é divulgado sempre com antecedência. Por exemplo, o Calendário do PIS/PASEP 2018 foi divulgado ainda em 2017, e o pagamento teve início ainda em julho daquele ano, e prosseguirá até o final de junho de 2018. Em julho de 2018 já terá o início do próximo calendário de pagamentos para o ano base 2017.

Mas antes de conferir o calendário com a data de seu pagamento, é preciso saber se você está qualificado para receber o benefício nesse ano.

💡Como consultar o abono salarial do PIS pelo celular

Quem pode receber o abono salarial?

O abono salarial é um benefício anual pago aos trabalhadores que exerceram atividade remunerada em empresas privadas e aos funcionários públicos no ano base em questão, que funciona como uma complementação de renda e alcança o valor máximo de até um salário mínimo.

Para ter direito a sacar o benefício, o trabalhador precisa:

  •  Estar cadastrado no programa por um período mínimo de cinco anos.
  • Deve exercer atividade remunerada e registrada em carteira por pelo menos 30 dias nesse ano base, anterior ao ano do recebimento. Isso significa que aqueles que trabalharam registrados por 30 dias, consecutivos ou não, em 2017, poderão receber o benefício a partir de Julho 2018 até Junho de 2019. Aqueles que trabalharam no ano de 2016 ainda podem receber até o dia 30 de junho.
  • Ter devidamente sua RAIS apresentada dentro do prazo.
  • Além disso, a renda mensal do beneficiado não poderá ultrapassar o equivalente a dois salários mínimos no período apurado.

📆 Quem tem direito a receber o PIS/PASEP no calendário 2017/2018

Mas… Cuando é feito o cadastro no abono salarial do PIS/Pasep?

O cadastro no programa é feito automaticamente pelo primeiro empregador que registra a sua carteira de trabalho, por isso, se você já trabalhou com carteira assinada alguma vez não se preocupe, você já está cadastrado no programa.

💡 Como saber o número do PIS?

Calendário PIS 2018

Conforme mencionamos anteriormente, o calendário é divulgado anualmente, e o pagamento começa a ser disponibilizado em seguida. A disponibilização do benefício é feita de acordo com o aniversário do beneficiado, e já está sendo pago desde julho de 2017. O PIS que esta sendo pago nesse calendário é do ano base 2016.

IMPORTANTE: Caso você esteja procurando informação sobre o ano base 2017, ele ainda não foi divulgado, pelo que ainda não começou a ser pago.

A seguir, confira o calendário do ano 2017 – 2018:

tabela do PIS 2018

Calendário pagamento do PIS ano base 2016

Já no caso do Pasep, o pagamento segue a ordem do último número da inscrição. Confira o seu final na tabela abaixo:

O PIS não caiu na conta

Vale ressaltar que correntistas da Caixa Econômica e Banco do Brasil receberão o valor alguns dias antes da data divulgada diretamente em suas contas correntes. Além disso, os beneficiados poderão sacar o abono salarial até um mês antes do início do próximo calendário de pagamentos. Ou seja, até junho de 2018.

 💸 Vale resaltar que todas as datas de pagamento desse calendário já foram liberadas, ou seja, caso seja corretista da CEF ou BB o seu PIS ou Pasep já deberia estar depositado em sua conta!!

Não recebi o benefício. E agora?

Vamos na parte que interessa, se você preenche todos os requisitos para receber o benefício, mas quando chegou a data do seu aniversário não pôde sacar o valor, é preciso verificar o motivo da indisponibilidade do abono salarial. Não perca tempo, porque o beneficio só fica disponível até o dia 29 de Junho!

Uma das possibilidades é que você não foi beneficiado neste ano, lembre que o PIS que esta sendo pago atualmente é em relação ao ano 2016. Trabalhou pelo menos 30 dias nesse ano?

Se você tem certeza que é beneficiario do PIS nesse calendário, veja o que pode ter acontecido, confira a seguir alguns dos motivos da falta de recebimento mais comuns:

  • Confira que sua RAIS tenha sido apresentada corretamente pelo seu empregador dentro do prazo.
  • É possível que a sua conta da Caixa (PIS) ou BB (Pasep) esteja inativa ou bloqueada por algum motivo. Neste caso vale a pena visitar uma das agências da Caixa para se informar de qualquer pendência que possa existir e como resolvê-la.
  • Conta errada. Para resolver isso, basta ir até uma agência da Caixa.

🔎 Como consultar a RAIS de um trabalhador pela Internet

Saque do PIS não foi liberado por RAIS

Caso o trabalhador não tenha conseguido receber o seu direito nesse calendário por causa de problemas com a sua RAIS e o empregador tenha enviado mesmo com atraso, poderá retirar o seu benefício apenas no próximo exercício financeiro, ligando na caixa eles informam a data de liberação.

Agora se o empregador não resolver a situação, o trabalhador acabará sendo prejudicado, mas nesse caso poderá procurar seus direitos e consultar a um advogado trabalhista que provavelmente entrará com uma ação na Justiça do Trabalho, pedindo a empresa que pague ao funcionário afetado o valor do abono, corrigido por perdas e danos.

O empregador que não cumpra suas obrigações, além da multa pelo atraso da declaração RAIS, e que não procure resolver as irregularidades ficara sujeito a processos trabalhistas que podem gerar um prejuízo considerável, além de prejudicar os funcionários que contam com o recebimento do seu benefício.

Trabalhei no 2017 recebo PIS quando?

Caso você tenha mais de 5 anos no PIS e preenchido o requisito de trabalhar 30 dias, mesmo não sendo consecutivos, no ano de 2017, além de não ter uma renda maior do que dois salários mínimos, então você estará qualificado para receber o benefício no próximo calendário. Ou seja, apenas a partir de Julho de 2018 o benefício estará disponível no mês do seu aniversário, por isso fique ligado na divulgação do próximo calendário.

Se você já é beneficiado no ano-base corrente, lembre-se de acompanhar atentamente o calendário. O benefício fica disponível no mês do seu aniversário, mas cada mês tem um dia específico para liberar o valor para saque. Não adianta tentar receber o dinheiro antes deste dia.

Não deixe para sacar seu PIS no final do prazo!

 🧠 Lembre-se o prazo para sacar o PIS 2016 finaliza no dia 29 de junho de 2018!!

Acompanhar o calendário é muito importante para você poder se programar para receber a renda extra ou até mesmo não perder a data de saque do benefício. Lembre-se que você tem até Junho para retirar o valor, por isso não perca tempo e sempre fique de olho nas datas de recebemento!

📌 Confira alguns de nossos outros artigos referente a Relação Anual de Informações Sociais:

Abono salarial de 2015

Mas que acontece com o PIS do ano 2015?  Muitas pessoas ainda se perguntam qual é o prazo para sacar o abono salarial de quem trabalhou no ano de 2015. Infelizmente o prazo para fazer o saque do abono salarial de esse ano foi encerrado em 28 de dezembro do ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho, 22,9 milhões de trabalhadores sacaram o seu abono salarial, o que representa 94,36% do total de pessoas com direito ao benefício no Brasil.

Quando vai ser divulgado o novo calendário do PIS 2018-2019?

Nos proximos dias o novo calendário do Caixa PIS  2018 – 2019 referente ao ano 2017 tem que ter divulgado. O calendário do PIS é amplamente divulgado todos os anos pela Caixa Econômica Federal. Através de uma consulta simples na internet é possível encontra-lo. Caso contrário, você também poderá consulta-lo em qualquer agência da Caixa e algumas casas lotéricas.

Se você tem alguma dúvida mais sobre as razões sobre o porque o PIS não caiu na conta, crítica ou sugestão, adoraríamos saber o que você tem a dizer. Deixe um comentário no formulário abaixo e fale conosco!

Deixe o seu Comentário: