Tudo sobre PIS 2016

PIS 2016 – Tudo o que você precisa saber

Você tem direito ao Caixa PIS 2016? Todos os anos as dúvidas que atingem os trabalhadores brasileiros é se eles têm direito ao PIS (Programa de Integração Social) ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) ou se não tem direito de nenhum. O que poucos sabem é qual a diferença entre os dois e qual é direcionado para quem.PIS 2016

De modo geral, o PIS/PASEP é um programa de contribuição financeira para o Seguro Desemprego e é também um abano salarial com participação dos lucros em órgãos e entidades.

O que é Caixa PIS?

O PIS é o programa voltado para o trabalhador privado, aquele que trabalha para uma empresa sem nenhum vínculo com o Governo ou com ONG’s.

Ele é regulamentado pela Lei Complementar de n° 7/1970 e seu pagamento é através do banco Caixa Econômica Federal.

O que é PASEP?

Já o PASEP é feito para o servidor público, ou seja, pessoas que trabalham diretamente com o governo. Ele é pago pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS 2016?

Agora que você sabe qual desses dois programas te representa, vêm as exigências determinadas por Lei para que você tenha direito ao PIS 2016. Novas regras foram postas em vigor no dia 08 de julho de 2015 e elas afetam diretamente o pagamento deste ano.

Todas as exigências são:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP por, no mínimo, 05 anos;
  • Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias seguidos no ano anterior (ano-base) com carteira assinada e remunerado na mesma empresa;
  • Ter recebido até, no máximo, 02 salários mínimos por mês;
  • Só terá valia se o trabalho aconteceu em empresas que estão em dia com o Ministério do Trabalho, ou seja, empresas cadastradas como jurídicas.

Como consultar o PIS 2016

Se você se encaixa em todas as exigências, então você deve ter um saldo para receber. O que muitos se perguntam é “quanto vou receber no PIS 2016” e poucos sabem que há várias formas de se consultar o PIS na internet, ou por telefone. sacar-pis-2016

Caixa PIS Consulta saldo:

 Consultar Pis por telefone

A forma mais rápida e prática é consultar por telefone. Você irá ligar para 0800 726 0207, sem nenhum custo, por um aparelho fixo ou celular de segunda a sexta das 08h às 22h. Também poderá ligar aos sábados das 10h às 16h.

Você precisará ter em mãos sua carteira de trabalho para ter fácil acesso às informações.

 Consultar Pis Onlinenumero-do-pis-carteira-de-trabalho

Você também poderá consultar seu PIS online indo até o site de Serviços Sociais da Caixa tendo seu número do PIS/PASEP em mãos: 

.

Informe o NIS (que é o mesmo número do PIS localizado em sua carteira de trabalho) e a Senha da Internet.

Para consultar online você deve ter cadastro no site já citado, mas se sua tentativa de verificar seu saldo gerou algum aviso de erro, há chances de que suas informações cadastradas estão erradas e você deve ir até a agência para corrigir o problema antes do mês de seu pagamento chegar.

Pelo cartão cidadão

Outra forma eficaz e rápida de consultar seu saldo é indo até a agência da Caixa Econômica, para quem tem o PIS, ou agência do Banco do Brasil, para quem tem o PASEP, com os seguintes documentos em mãos:

Você poderá consultar no caixa eletrônico sozinho, como se estivesse consultando o saldo da sua conta padrão, ou pode consultar com um dos caixas com atendentes na parte interna do banco.cartao-cidadao-caixa-pis

Se nenhuma das opções está dando certo, talvez você esteja tendo algum problema com o seu CPF, muitos trabalhadores passam pela infelicidade de cadastro duplicado e isso gera conflito tanto na consulta quanto no saque. A melhor forma de resolver isso é indo até a agência.

COMO RECEBO O PAGAMENTO DO PIS 2016?

O pagamento do  Caixa PIS é feito de várias formas. Confira:

Receber PIS por meio de Caixa eletrônico

Com seu cartão cidadão em mãos, você poderá ir até a boca do Caixa e sacar como se estivesse sacando da sua conta pessoal. Válido somente para quem tem conta corrente ativa no banco Caixa Econômica Federal.

Caixa Aqui

Mas se você não tiver conta na Caixa e tiver o cartão cidadão em mãos, você poderá sacar nas Casas Lotéricas, Caixas Aqui e Correspondentes Caixa. Tudo o que vai precisar é de:

  • RG ou outro documento com foto;
  • Cartão Cidadão;

Pelo número PIS na Agência

Em último caso, se não tiver o cartão cidadão, você poderá ir até a agência mais próxima com um documento com foto e o número do PIS para sacar com um dos atendentes.

QUANTO VOU RECEBER NO PIS 2016

Em julho de 2015 a forma de calcular o valor que cada trabalhador vai receber no abono salarial mudou.

O valor será calculado conforme o tempo trabalhado. Isso mesmo, se você trabalhou por 06 meses apenas (ou até seis meses), não receberá mais um salário completo, como era antes. Os únicos que terão direito de um salário completo serão aqueles que trabalharam por 12 meses no ano anterior.

CALENDÁRIO PIS/PASEP 2016

Com a crise financeira que o país está passando, algumas alterações foram feitas além, é claro, da forma que será feito o cálculo.

Também foram alteradas as datas de pagamento divulgadas em 2015, mas o calendário completo de 2016 ainda não foi liberado. Para 2016, até o momento, temos:tabela-pis-2015-2016

O Calendário PIS 2016 ainda não foi lançado. Os que receberão pagamento nas datas citadas sãos os que não receberam em 2015. Por isso, se seu mês não está listado, não se preocupe, será lançado um novo calendário em breve. 😉

Com tudo claro, você provavelmente poderá resolver suas pendências com o seu abono salarial sem nenhum problema. E embora já tenha dito, qualquer problema que você passe ao consultar seu saldo, você deve ir até a agência para verificar se há algum erro com os seus dados antes de vencer o prazo de saque.

Agora é com você e aproveite seu abono com sabedoria.

Um Comentário

  1. aracimaria da silva ribeirosilva

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *