Tabela do PIS PASEP 2016/2017

Tudo o que precisa saber sobre o Calendário PIS/PASEP 2016-2017

Mais uma vez estamos na época do ano em que as dúvidas sobre o calendario PIS 2016/2017 enchem a cabeça dos trabalhadores do Brasil. O que é PIS? Quem tem direito ao PIS? Quando o PIS estará disponível para saque? É preciso ir ao banco para sacar o PIS?

Pensando em todas estas dúvidas, resolvemos fazer este texto informativo e o mais completo possível para você. Fique ligado nas dicas para ter o seu abono salarial nas maõs!PIS PASEP 2016 2017

O que é PIS?

O PIS é o um Programa de Integração Social criado pelo Governo Federal e regulamentado pelo art.239 da Constituição de 1988 e a Leis Complementar nº 7/1970, de 07 de setembro de 1970.

Ele é um programa voltado para os trabalhadores de iniciativa privada (empresas que não estão diretamente vinculadas ao governo e ONG’s) com o intuito de fazê-los participar dos lucros de tais empresas.

O que é PASEP?

O PASEP é um Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, do mesmo artigo do PIS na Lei Complementar de nº 8/1970, de 03 de dezembro de 1970. Enquanto o Caixa PIS, é um programa voltado para participação de lucros em empresas privadas, o PASEP permite aos servidores públicos participarem dos lucros em empresas públicas.

📎 Fora estes detalhes citados, o PIS e o PASEP seguem premissas iguais.

Quem tem direito de receber PIS/PASEP 2016-2017?

As regras que dizem quem tem direito de receber o abano salarial  PIS mudaram.

Agora só tem direito ao PIS quem:

  • Ter, no mínimo, 05 anos de registro no PIS.

O registro no programa só acontece quando sua carteira é assinada, pela primeira vez, por uma pessoa com cadastro jurídico. Ou seja, se você já trabalhou antes com a regulamentação em dia e tendo sua carteira assinada por alguém que possua CNPJ (e usou o número de cnpj na assinatura da carteira), então é a partir desta data que você deve contar.

  • Ter, no mínimo, 30 dias de carteira assinada no ano-base.

O ano-base é sempre o ano em que o calendário se baseia nas informações. Neste caso, o calendário de 2016 /2017 espera que você tenha tido 05 anos de registro no PIS em 2015 e que tenha, no mínimo, 30 dias de trabalho devidamente remunerado, também em 2015. Porém, estes 30 dias não precisam ter sido seguidos, ou seja, podem ter sido em varios meses, por exemplo.

O calendário de 2017/2018 espera que você tenha feito o mesmo, porém, em 2016.

  • Ter recebido, no máximo, de média até 2 salários mínimos no ano-base. As férias não contam para a média, pelo que pode ficar tranquilo! Mas 13º salário e horas extas sim!

Quem recebeu mais de 02 salários mínimos no ano-base (ano anterior), não terá direito ao abono salarial.

O salário mínimo em 2015 foi de R$788,00 e é este o valor que você deve ter em mente ao fazer seu cálculo do PIS de esse ano. Ou seja, você não pode ter recebido mais de R$1.576,00 por mês, ou não terá direito de receber o PIS.TABELA VALOR DO PIS ANO BASE 2015

  • A empresa que assinou sua carteira precisa estar em conformidade com a RAIS.

Ela precisa ter enviado todos os seus dados corretamente, assim como os dela própria. Caso não tenha acontecido e que a Relação Anual de Informações Sociais não tinha sido declarada corre o risco de ficar sem o abono salarial!

Se cumpre todos esses requisitos você tem o direito de receber o abono salarial 2016-2017. CONFIRA AGORA O CALENDÁRIO DO PIS 2015.

direito-ao-pis

Tabela do PIS 2016-2017 – Quando poderei sacar o meu PIS?

Estamos na época do ano em que as dúvidas pairam porque, finalmente, o calendário de pagamento do PIS 2015 foi liberado.

Houve algumas mudanças nas datas e, como muitos se atentaram, alguns pagamentos foram “jogados” para 2017.

Confira abaixo a Tabela de pagamento do PIS 2016-2017:

PIS 2016

Calendário PIS 2016-2017

A tabela do PASEP 2016-2017 é um pouco diferente. Veja:

PASEP 2016

Calendário PASEP 2016-2017

Note que o Pasep não é organizado por mês de nascimento, mas sim por número de inscrição. Que inscrição é essa? A inscrição do PASEP é igual ao do PIS. É aquele número que fica em negrito na sua Carteira de Trabalho ao lado da sua foto. Basta se atentar ao último número da sentença.

Onde e como sacar o abono salarial PIS-PASEP?

Para sacar seu abono salarial PIS-PASEP é muito simples. Veja:

Se o que você tem para receber é o PIS, é importante se lembrar de que o abono é pago pelo banco Caixa Econômica Federal. Se você for correntista Caixa, o valor será debitado em sua conta automaticamente, sem necessidade de que você faça os passos seguintes.

Agora, se você não for correntista Caixa, terá de ir até a agência mais próxima (ou Caixa Aqui ou Casa Lotérica) com um documento com foto e número do PIS entre as datas indicadas na tabela. Informe ao operador que você deseja sacar PIS.

Se o que você deseja é receber o PASEP, então saiba que seu banco de recebimento é o Banco do Brasil. Aqui é muito mais fácil, pois o pagamento do funcionário público é em conta, então o PASEP é liberado na conta do mesmo.PIS-2016

Como consultar meu saldo PIS?

Se você está na dúvida sobre quanto tem direito de receber, saiba que há várias maneiras de consultar seu saldo do PIS/PASEP. Entre elas está a de consultar por telefone, em horário comercial, pelo número 0800 756 0207. Basta seguir os passos informados durante a ligação e lembre-se de estar com sua carteira em mãos.


Agora que várias de suas dúvidas foram sanadas, fique atento quanto ao prazo máximo, pois o abono salarial não é acumulativo, ou seja, você não poderá sacá-lo depois, e ele volta direto para o Fundo de Garantia do Trabalhador.

31 Comentários

  1. jorge antonio da silva santos
  2. JOSÉ JEAN AIRES DE OLIVEIRA
    • Suporte Suporte
  3. Josserlan Brasil da Silva
    • Suporte Suporte
  4. Celso Moreira Silva
    • Suporte Suporte
  5. Celso Moreira Silva
    • Suporte Suporte
  6. CLAUDIANA CASTRO
    • Suporte Suporte
  7. Simone Severino de Almeida
    • Suporte Suporte
  8. Edivaldo de souza santos
    • Assistência Assistência
  9. vicente
    • Suporte Suporte
  10. leilane gomes
    • Suporte Suporte
  11. ronaldo reis mello sousa
    • Suporte Suporte
  12. Maria elidiane rocha guimaraes
    • Suporte Suporte
      • GISELE
        • Suporte Suporte
  13. mailde ozorio valverde
    • Suporte Suporte
  14. Cassia Regina Pinheiro Barbosa
  15. Michelle
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: