Não recebi meu PIS o que fazer?

Não recebi meu PIS o que fazer?

Porque não recebi meu PIS se trabalhei no ano base?

Muitos trabalhadores ficam com dúvidas quando não recebem o abono do PIS/Pasep, primeiro porque não sabem os reais motivos, segundo o que devem fazer para reverter a situação?

Porque não tenho direito ao PIS/PASEP se trabalhei no ano base?

Esta é uma dúvida muito presente em todos os trabalhadores brasileiros, afinal de contas, independentemente de você ter recebido o PIS ou Pasep quase ninguém sabe o que deve ser feito caso não tenha recebido este benefício.

Claro que não tem como resolver todos os casos com as dicas que serão apresentadas aqui, pois existem muitas situações diferentes, algumas atípicas e que precisam ser analisadas bem de perto.

Mas de uma forma geral, as principais causas para este tipo de transtorno seguem um padrão, normalmente desencontros de informações ou dados incorretos. Vamos saber quais são?

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?

Antes de tudo é muito importante que você tenha conhecimento de quem tem o direito de receber o PIS. Pois desta forma já será eliminada a hipótese de você achar que tem este direito e se frustrar em um futuro próximo.

quem recebe o PIS

  • Tem o cadastro por no mínimo 5 anos no PIS ou Pasep?;
  • Tem a carteira assinada, por pelo menos trinta dias, referente ao ano-base?;
  • Recebeu uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos?;
  • Teve todos os seus dados informados na RAIS sem nenhum erro e enviados ao Ministério do Trabalho dentro do prazo?

Se você se encaixa em todos os requisitos acima então você tem sim o direito de receber o abono do PIS nesse ano base em questão!

Lembrando sempre duas coisas muito importantes:

  • O pagamento do PIS unicamente ocorre se você trabalhou no ano-base.
  • É obrigação da empresa contratante enviar A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)  ao Ministério dentro do prazo establecido. A RAIS é um dos grandes fatores que faz com que você não receba o PIS.

Tenho direito esse ano ao PIS e não recebi, o que fazer?

Dando continuidade ao foco, depois de descobri quem pode receber o PIS, entenda o que deverá caso não haja o recebimento do mesmo.

Principais causadores do não recebimento do PIS

De uma forma geral, existem quatro fatores muito comuns que causam todo este transtorno aos que devem ser beneficiados com o abono do PIS/Pasep. Claro que existem outros motivos, mas os mais comuns são os seguintes:

  1. Falta de informação da RAIS ou RAIS não informada;
  2. Erro na digitação dos documentos ou valores de salários;
  3. 13º Salário (informado na RAIS como rendimento mensal);
  4. Conta errada (Para resolver isso, basta ir até uma agência da Caixa).

O que deve ser feito em cada caso?

Não recebi meu PIS o que fazer

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais

No primeiro caso, e mais comum é a falta de informação da RAIS, é muito normal que o PIS não seja pago para o trabalhador porque suas informações não foram encontradas na declaração ou simplesmente teve algum erro de digitação.

Como apresentar a RAIS corretamente e dentro do prazo é uma obrigação da empresa, você deverá realizar uma consulta no RAIS Trabalhador ou diretamente na empresa, questionando e verificando a sua RAIS.

Agora se a sua  RAIS não foi apresentada ou não constam seus dados ou estão errados, solicite que a empresa envie uma nova RAIS para o governo entender que você está exercendo atividades naquela empresa e que a informação indicada é totalmente correta.

Com certeza, o empregador irá agilizar todo este processo, até porque cabe ação judicial caso ela se negue a enviar a documentação. Infelizmente se a RAIS for apresentada fora de prazo você só irá receber o PIS no próximo ano.

Fique atento aos prazos de entrega. Não deixe para a última hora e certifique-se de que o seu empregador está enviando corretamente sua Rais. Não se descuide, pois, o maior prejudicado pode ser você.

Para mais informação sobre: Saque do PIS não foi liberado por RAIS clique AQUI.

Possíveis erros de digitação

Na segunda situação, referente ao erro na digitação dos documentos, pode acarretar problemas futuros.

Pois caso seu salário seja informado erroneamente, você será posto como inadequado para receber o seu PIS. Portanto, verifique isto também e peça para a empresa corrigir.

Não hesite em procurar ajuda para entender os motivos que interferiram para não receber o PIS!

Porque é tão importante você investigar o que pode estar atrapalhado no recebimento do abono?

Porque se há desencontro nas informações, com certeza isso irá te prejudicar mais adiante também, como por exemplo, no processo de aposentadoria ou seguro-desemprego.

Portanto, agora que você descobriu os principais motivos que fazem com que você não receba o seu PIS, verifique todos os dados fornecidos pela empresa, sobre você. Se você acha que tem direito a receber o PIS esse ano, questione, procure a empresa, vá até a CAIXA, leve consigo os documentos para provar que tem direito.

Fazendo isto, com certeza você conseguirá consertar os problemas que podem estar te trazendo desconforto e dor de cabeça. Não perca seus direitos, informe-se, e procure soluções. Não fique apenas se perguntando “Não recebi meu PIS o que fazer?”. Corra atrás para receber!

Deixe o seu Comentário: