INSS – O que é e como consultar


Qual é o significado de INSS
? O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi criado em 1990 e ele é um dos programas governamentais que visa ajudar o trabalhador brasileiro de iniciativa privada. Ele é responsável pelo pagamento da aposentaria normal e precoce, que acontece por motivos de saúde.precidencia-social-inss-4

Além da aposentadoria por tempo de contribuição, a Previdência Social TAMBÉM garante a aposentadoria por idade e invalidez; pensão por morte; auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho; salário- maternidade e família, reabilitação profissional e 13º salário.

O valor do INSS é descontado diretamente da folha de pagamento dos funcionarios mensalmente, normalmente os valores que são descontados dependem do salário de cada empregado, eles variam de um 8% a 11%, quanto maior o salário, maior é o desconto para o INSS (limite máximo de desconto: R$ 513,01).

Aliquota-inss

A contribuição é tanto do empregado quanto do empregador.

Seu pagamento ocorre, normalmente, quando o trabalhador decide se aposentar e já está dentro dos requisitos para recebimento dos valores que ele mesmo pagou ao longo dos anos de trabalho.

O que a precidêmcia social garante ao contribuinte é um recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;aposentados-do-inss1
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário.

Quem tem direito à aposentadoria?

Terá direito de receber a aposentadoria quem:

  • Empregados;

Trabalhadores de carteira assinada em empresas nacionais e multinacionais licenciadas no Brasil ou brasileiros que trabalham em empresas nacionais no exterior. Prestadores de serviços aos órgãos públicos e trabalhadores em órgãos internacionais instalados no Brasil. Embaixadas e consulados instalados no Brasil também entra para a lista.

  • Empregados domésticos;

Trabalhadores que trabalham para casas de família em que o(a) contratante não recebe lucro financeiro com o serviço prestado.

  • Trabalhadores avulsos;

Trabalhadores indicados pelo sindicado para prestação de serviço em empresas. Aqui podemos exemplificar os trabalhadores de porto (embarcações), cafeeiros e extratores de sal.

  • Contribuintes individuais;

Trabalhadores autônomos e freelancers que contribuem individualmente. Também entra nesta categoria os trabalhadores cuja a carteira não é assinada, mas trabalha regulamentado como os motoristas de táxis, sacerdotes e associados de cooperativas, entre outros.

  • Segurados especiais;

São os trabalhadores que trabalham em regime familiar, sem mão-de-obra assalariada, e em local rural. Temos como exemplo os índios, pescadores e família em trabalho rural.

  • Segurados facultativos;

Por fim, temos os contribuintes, maiores de 16 anos, que não possuem renda própria, mas decide contribuir com a previdência social. Aqui se encaixam os bolsistas, donas de casa e síndicos de condomínio.

Para ter direito a aposentadoria existem algumas regras que têm de ser cumpridas:

Tempo de contribuição ao INSS

  • No caso de ser homem é necessário ter 35 anos de contribuição ao INSS.
  • No caso de ser nuher é necessário ter 30 anos de contribuição ao INSS.

Por Idade – Funcionarios urbanos

  • No caso de ser homem é necessário ter 65 anos de idade e 15 de contribuição.
  • No caso de ser mulher é necessário ter 60 anos de idade e 15 de contribuição.

Por idade – Funcionarios rurais

  • No caso de ser homem é necessário ter 60 anos de idade e 15 anos na atividade rural.
  • No caso de ser mulher é necessário ter 55 anos de idade e 15 anos na atividade rural.

Por invalidez

Passar por um perito, em que inicialmente o pedido é de auxilio doença.

Como consultar INSS

Para saber como anda o seu benefício e tirar extrato, você possui três métodos eficientes.

Consultar INSS por telefone

selo-135

Se a internet é algo com a qual você não sabe lidar muito bem ou não consegue acessar ao site, você pode fazer a consulta por telefone.

Ligue para 135 para consultar seu extrato do INSS. O atendimento funciona de segunda a sábado das 07h às 22h, horário de Brasília. A ligação é gratuita se você fizer por telefone fixo, ou será cobrado o custo de uma ligação local se fizer por um aparelho celular.

Para fazer a consulta, siga os passos informados na ligação e tenha sua documentação ao seu alcance para agilizar o processo.

ATENÇÃO: O INSS não entra em contato por telefone ou e-mail para fim algum. Apenas faça sua consulta à distância pelo número 135 ou pelo site da própria previdência.

Consultar INSS pela Internet

Outra forma de consultar seu extrato do INSS é pela internet. Por ela existem dois meios de se fazer isso.

  1. O primeiro, e mais rápido, é indo direto pelo site da Previdência Social acessando este link. Ele te levará para esta tela:extrato 01
  2. Em número do beneficio, digite o número que está localizado em sua carteira de trabalho na página inicial, em negrito. Ele é o mesmo número do PIS. Digite tudo junto sem barra ou espaço.
  3. Se não tiver sua CTP ao seu alcance, leia nosso artigo sobre como consultar número PIS.
  4. Em Data de Nascimento, informe sua data de nascimento completa. Por exemplo: 01/01/1990.
  5. Em Nome do Beneficiário, digite o nome completo da pessoa a qual pertence o número do benefício consultado. Digite o nome completo sem abreviações, pontos ou barra.
  6. Em CPF, digite o número do CPF do beneficiário sem ponto, barra e/ou espaço.
  7. Por fim, mas não menos importante, digite as letras da imagem igual aparece. Clique em Visualizar e pronto.

Possível erro na consulta online

Antes que nos perguntem por que este erro está aparecendo para você, leia até o fim.

extrato02

Normalmente, apenas aposentados fazem uso do INSS e seus cadastros são mais velhos, sendo assim, possuem um limite de até 10 dígitos. O site de consulta não te permite digitar mais de 10 dígitos na consulta online. Por isso, mesmo que você tente, não irá conseguir visualizar sua situação do benefício no modo online se seu benefício tiver 11 dígitos. Recomendamos que  faça sua consulta por telefone.

Outros erros

Se ele disser que o Captcha está errado, ou não foi preenchido, ou não corresponde, verifique se você o está digitando como solicitado. A caixa é esta:

extra03

Note que embaixo do quadro verde tem um espaço vermelho, isso é o indicativo de que temos um erro. É nesse espaço (vermelho) que você deve digitar o que vê no quadro verde. Se não conseguir entender os números e letras exibidos nele, clique em “Clique aqui” na última frase do site logo acima do Visualize.

Agora, se o site indicar algum outro erro como, por exemplo, número não cadastrado e você tem certeza de que digitou tudo corretamente, vá até a previdência da sua cidade para resolver a questão.

Para aposentadoria, a consulta do benefício só será útil, de fato, para quem ainda não recebe seu benefício e deseja saber se o recolhimento está sendo feito corretamente, seja por ele ou pela empresa contratante. Isso porque o pagamento é equivalente a um salário mínimo vigente no mês de pagamento, apenas em alguns casos especiais o pagamento ultrapassa esta quantia.

Com seu extrato do INSS em mãos, agora você sabe como está a sua situação e poderá se organizar ou regularizar seu benefício. Lembre-se que a aposentadoria é um direito e se você não recebe, procure se informar na previdência mais próxima para entender o ocorrido e como proceder para ter o seu direito mensal.

Deixe o seu Comentário: