O que é uma conta inativa do FGTS e como sacar?

Quer saber o que é exatamente o FGTS inativo e quando fica liberado para saque? Desde o final do ano passado estamos escutando sobre as contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e ficando ansiosos, por vários motivos, um deles é que ainda estava um pouco difícil de verificar quem tinha valores para serem recebidos, “conta inativa FGTS” não é era um termo realmente utilizado no nosso dia-a-dia e também porque não sabíamos exatamente o que era uma conta inativa.

Então acompanhe o artigo e entenda o que signifa isso exatamente. Vamos lá?

O que é FGTS inativo?

Uma conta inativa do FGTS nada mais é do que todo o valor que foi recolhido mensalmente do salário do trabalhador enquanto ele estava no vínculo empregatício com uma empresa depositado em uma conta junto à Caixa Econômica Federal.

Cada vez que o trabalhador encerra a conexão com uma empresa e inicia seus serviços em outra a conta anterior fica sem movimentação, fica inativa, e uma nova conta é aberta em responsabilidade da nova empresa.  E é dessas contas inativas, ou seja, aquelas contas que o empregado já não está mais na empresa, portanto já não ocorrem depósitos que os trabalhadores poderão estar fazendo os saques.

👉 Veja também: Consulte o seu saldo das suas contas inativas pelo celular usando o aplicativo FGTS!

Quem pode sacar o FGTS das contas inativas?

Claro que há algumas regras a serem seguidas para que os trabalhadores tenham o direito de retirar os valores dessas contas inativas, seguindo a MP 763/16, aprovação que deu início a todo esse processo de retirada de valores do FGTS somente os empregados que pedirão demissão ou foram afastados de seus cargos por justa causa até a data de 31/12/2015 vão poder sacar os valores de suas contas inativas.

O presidente Temer informou que não haverá limite de saque e que com base nos cálculos do governo, cerca de 30 bilhões serão retirados com esta medida; o que equivale 0,5% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). São mais de 10 milhões de brasileiros que serão beneficiados. No entanto, estima se que a grande parte de contas inativas possui saldo de menos de um salário mínimo.

Para o atual presidente estes saques não irão prejudicar em nada os projetos sociais que são financiados pela verba do FGTS; o que é o caso do programa Minha Casa Minha Vida. Pelo o contrário; ele afirma que está é uma maneira de injetar na economia recursos para mobilizar e trazer de volta a movimentação de fluxo de caixa nas contas públicas.

Como saber se tenho saldo de contas inativas FGTS?

Existem três formas simples e seguras de consultar seu saldo sempre precisar sair de casa. A outra forma é verificar se há algum correspondente Caixa Aqui que faça a consulta ou ir direto até a agência da Caixa mais próxima.

Por telefone

Sendo a forma mais rápida e sem a necessidade sem depender de internet ou fazer cadastro em algum site, é consultar pelo 0800 726 2017. Você irá conversar com uma atendente eletrônica, por isso, sua interação com ela será digitando os dados que ela pede.

Para fazer a consulta você poderá informar o número do NIS ou seu número de CPF. Se não houver valores, ela irá informar rapidamente, mas se houver, ela pedirá mais alguns dados pessoas para ter certeza de que é o titular da conta que está consultando. Com os dados confirmados, a atendente te passará o valor atualizado para saque e, se você tiver conta-corrente no banco Caixa Econômica, ela perguntará se você deseja que o valor seja transferido automaticamente para a conta quando estiver disponível.

Pelo site da Caixa

Agora, se você acha que fazer isso pela internet é muito melhor, você pode acessar o site da caixa e ir em Contas Inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas) e consultar por lá. O processo é bem simples, porém, você precisará do seu número do NIS em mãos.

Pelo aplicativo FGTS

Uma ótima alternativa para fazer a consulta do seu FGTS diretamente no seu smartphone. O aplicativo se encontra disponível para aparelhos com sistema operacional Android, Windows Phone e iOS. Basta ter seu NIS por perto.

Atenção: Com o seu cartão cidadão não dá para ver o saldo das suas contas inativas no Caixa Automático. Somente pela Internet, telefone ou com um atendente da CEF.

Quem tem direito a fazer o saque do FGTS?

FGTS inativo como receber?

💵 A Caixa Econômica Federal adianta dois dias o início do saque das suas contas inativas, previsto para começar no dia 10. Neste sábado 08 de Março, mais de 2,100 agências do país abrem desde as 9h até 15h. Para consultar as agências participantes, clique aqui.

Nessa segunda, terça e quarta-feiras (dias 10, 11 e 12 de abril), as agências da Caixa Econômica abrem às 8h, duas horas antes, na maior parte das cidades do Brasil, com o principal objetivo de ajudar aos titulares de contas inativas do FGTS no processo dos saques.

Onde e como fazer o saque:

O saque poderá ser feito pelo das seguintes maneiras
LOCAIS DE ATENDIMENTOQUE PRECISA?VALORES
Agências CaixaRG, CPF ou CNH.
PIS/PASEP.
CTPS.
Qualquer valor
Autoatendimento CaixaSenha Cartão CidadãoAté R$ 1,500.00
Caixa Aqui.
Lotéricas e Autoatendimento.
RG, CPF ou CNH.
Cartão Cidadão e senha.
Até R$ 3,000.00

Vale lembrar que indo a uma agência é necessário o número de inscrição do PIS, documento de identificação, carteira de trabalho ou o termo de rescisão do contrato de trabalho. A liberação do dinheiro se dará de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

IMPORTANTE: Em caso de perda ou bloqueio da senha do Cartão do Cidadão, o beneficiário terá de ir até a agência regularizá-la.

Clientes da Caixa

Quem é cliente da Caixa conta com a vantagem de receber a quantia automaticamente na conta. Aos que ainda não possuem é preciso pedir a liberação para o recebimento em uma agência mais próxima, por meio do site, no momento da consulta.

Calendário oficial do FGTS Inativo 2017

Ao igual que o calendário do PIS 2017 o calendário oficial para depósito/saque dos valores nas contas inativas do FGTS 2017 segue o mês do nascimento dos trabalhadores como podemos ver na tabela abaixo:

Datas Calendário FGTS Inativo 2017

Calendário de pagamento
Nascidos em:Podem sacar em:
Janeiro e Fevereiro10/03/2017
Março, Abril e Maio08/04/2017
Junho, Julho e Agosto12/05/2017
Setembro, Outubro e Novembro16/06/2017
Dezembro14/07/2017

Como funciona este calendário?

O governo fará a liberação de acordo com os meses de nascimento do cidadão. Trabalhadores que nasceram entre janeiro e fevereiro pegam o benefício a partir de 10/03. Os de março, abril e maio a partir de 08/04. Os de junho, julho e agosto a partir de 12/05. Os de setembro, outubro e novembro a partir de 16/06. E por último, nascidos em dezembro podem obter o valor a partir de 14​/07.

Os saques também podem ser feitos em Casas Lotéricas com o cartão do banco ou cartão cidadão. Portanto, se você se enquadra neste perfil fique atento e não perca a oportunidade de sacar o seu.

Caso você peça demissão é possível sacar o FGTS inativo?

Não adianta você se demitir agora para solicitar o saque das contas inativas, a regra exige que é só para aqueles que se demitiram ou foram demitidos com justa causa até a data de 31/12/2015, caso você se demita ou seja demitido com justa causa após essa data a regra normal do FGTS será aplicada, ou seja, você só pode efetuar o saque em casos de demissão sem justa causa ou financiamento de imóveis.

Tenho mais de uma conta inativa, saco apenas de uma?

Não. Se todas as contas inativas tiverem inativas até 31 de dezembro de 2015, seus valores serão somados e o saque será somente um. Não será necessário sacar separadamente.

Não quero sacar tudo, posso deixar uma parte guardado?

Não como FGTS mais, apenas se depositar em outra conta. Se desejar que seu saldo continue parado acumulando 3% de juros ao ano, então não configure a transferência automática no ato da consulta e nem vá até alguma agência autorizada para saque. Basta deixar parado que ele não irá se perder. Continuará acumulando.

E LEMBRE-SE: Qualquer pessoa que tenha trabalhado devidamente registrado e tenha pedido demissão ou demitido com justa causa pode sacar os valores contidos nas contas inativas, basta ficar atento ao calendário e as formas de recebimento para que não falte nenhum documento no momento do saque.

O saldo das contas inativas sumiu, o que aconteceu?

Caso você tenha feito uma consulta e tenha visto o seu saldo e já não veja mais, fique tranquilo segundo a Caixa isso quer dizer que o valor se encontra em processo de liberação para creditar em sua conta ou sacar nas agências da CEF, lotéricas e correspondentes.

Para saber como consultar os valores que você tem para receber de forma rápida sem sair de casa clique aqui, se houver qualquer problema com o seu FGTS inativo ligue para o 0800 726 2017, ou vá até uma agência da Caixa, se tiver alguma sugestão sobre os nossos próximos assuntos deixe a sua sugestão aqui nossos comentários e até a próxima! 😉

O que fazer se a empresa não depositou o seu FGTS das contas inativas? clique AQUI para mais informação!

Agora que você sabe quanto tem disponível para sacar, já poderá se programar com antecedência.

Fonte: Site oficial da Caixa.

Deixe o seu Comentário: