Quais são os documentos para Seguro Desemprego?

Quer dar entrada e não sabe quais são os documentos para Seguro Desemprego? Todos sabem como a burocracia nesse país pode ser incomoda especialmente quando precisamos de algum tipo de auxílio do governo (Bolsa Família, INSS, etc.), então é sempre importante lembrar o quanto é necessário saber praticamente de cor os documentos necessários para cada coisa que vamos fazer.

Em 2015 houve algumas alterações na legislação o que alterou as regras para solicitar o Seguro Desemprego como você pode ler de forma mais clara e assim ter certeza se tem o direito de pedir o Seguro clicando aqui, aqui vamos explicar quais os documentos necessários para dar entrada no pedido do benefício.

Documentos para Seguro Desemprego

documentos para seguro desemprego

Para solicitar o auxílio primeiro procure organizar todos os documentos solicitados para que não haja surpresas no momento da entrega deles, os documentos exigidos para solicitar o seguro-desemprego são:

  • A Carteira de Identidade (RG) ou uma das seguintes certidões: Nascimento / Casamento (desde que apresente o Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade), também pode ser apresentado o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), porém ela precisa estar dentro da validade, assim como o Passaporte, como última opção o Certificado de Reservista do solicitante também serve.
  • É preciso levar a sua Comunicação de Dispensa (em sua via marrom) – CD;
  • Requerimento do Seguro Desemprego em nome do solicitante (em sua via verde) – SD;
  • O TRCT (Termo de rescisão do Contrato de Trabalho) precisa estar junto do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho em todas as rescisões contratuais que ocorrem em um período menor a 12 meses de trabalho ou então do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho nos casos de rescisões que tenham mais de 12 meses trabalhados.
  • Carteira de Trabalho (já dada baixa de forma correta pelo antigo vínculo empregatício);
  • Documento que comprove a inscrição no PIS/PASEP (podendo ser o Cartão do Cidadão, do PIS/PASEP ou a própria carteira de trabalho);
  • Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  • CPF;
  • Para os trabalhadores formais que desejam solicitar o Seguro também é necessário apresentar 2 últimos contracheques e/ou recibos de pagamentos recebidos.

📂 JUNTE TODOS OS DOCUMENTOS!

E agora o que faço com os documentos? Como dou Entrada no Seguro Desemprego?

Com todos esses documentos reunidos basta o trabalhador agendar  o atendimento pelo site do MTE, ou ir até um dos postos para o cadastro de sua preferência o que pode ser uma Agência devidamente credenciada da Caixa Econômica Federal, DRT (Delegacia Regional do Trabalho), SINE (Sistema Nacional de Emprego), Poupa Tempo, PAT (Posto de Atendimentos ao Trabalhador), SRTE (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego) ou um posto que seja credenciado pelo próprio Ministério do Trabalho ou ligar na Central Alô Trabalho, no número 158, para mais informações.

Não esqueça dos prazos para solicitar o seu seguro:

  • Inicio:  Desde 7 dias após a demissão.
  • Fim: Até 120 dias desde a data da demissão.

Agora que você já separou todos os documentos para seguro desemprego e entregou no posto de cadastro dentro do prazo de solicitação do benefício só precisa aguardar a aprovação do pedido.

Com o app, você consegue saber tudo sobre o seu auxílio desemprego, como os calendário de pagamentos e parcelas liberadas.​ Saiba como baixar e instalar o aplicativo Caixa Trabalhador.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o Seguro-Desemprego deixe nos comentários! 😉

Deixe o seu Comentário: