Como consultar o seu PIS

consulta do saldo do pis

Aprenda a consultar o seu saldo do PIS!

Chegou até aqui querendo consultar PIS e não sabe onde pode ser feita a sua consulta? Você acaba de chegar ao site certo!

O abono salarial é um benefício que tem feito bastante diferença na vida dos trabalhadores brasileiros, e que pode chegar até o valor de um salário mínimo. Trata-se de uma renda extra que pode ser utilizada para planejar viagens, quitar dívidas, realizar reformas na casa ou simplesmente para comprar novos eletrodomésticos. Quer saber mais sobre o PIS? Então continue lendo a matéria! 🙂

O que é o PIS – PASEP ?

O Programa de Integração Social (PIS) é um direito do trabalhador de baixa renda de instituições privadas, que conta com essa contribuição social de natureza tributária, para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

O Caixa PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assinada há cinco anos, no mínimo e visa integrar ao trabalhador uma parcela referente ao desenvolvimento da empresa. Um benefício administrado pela Caixa Econômica Federal.

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos funcionários públicos como, por exemplo: Professores de escolas públicas, funcionários da prefeitura, garis, funcionários dos postos de saúde e etc, e o beneficio é administrado pelo Banco do Brasil.

📅 Confira agora o novo calendário de pagamento do PIS!

Vale ressaltar que os aniversariantes de Junho à Dezembro recebem a contribuição trabalhista de ano-base 2016, ainda esse ano, por isso vale confirmar o calendário do benefício e respectivas datas de pagamento para cada mês.

Onde ver o número do PIS ?

O número do PIS  é essencial para que o trabalhador possa acompanhar alguns benefícios, como seguro desemprego, saldo de contas do FGTS e claro o abono salarial do PIS. O número pode ser conferido:

  • nos extratos do FGTS emitidos pela Caixa Econômica Federal.
  • no Cartão Cidadão.
  • na sua própria carteira de trabalho.
  • no RH da sua empresa.
  • no Termo de Homologação de Rescisão de Contrato.

achar número do PIS

Mas se você não tem nenhum destes documentos em mãos não se preocupe, o número do seu PIS também pode ser consultado por telefone: pela central de atendimento da Previdência Social no número 135, e no número de atendimento da Caixa Econômica Federal 0800-726-0207.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS?

Para ter direito ao abono salarial é preciso preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Governo Federal:

  • Possuir cadastro válido no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos por mês durante o período do ano-base em questão;
  • Ter exercido qualquer atividade remunerada para uma Pessoa Jurídica durante um período mínimo de 30 dias, sendo estes consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Não possuir nenhuma dívida com o Governo Federal;
  • Mantes todos os seus dados atualizados.

Esta é a forma mais prática de saber se você terá direito ao abono salarial no ano-base corrente.

Como consultar PIS 2017/2018?

Quer saber se tem um saldo a receber do PIS e não sabe como fazer a sua consulta?

A consulta do PIS pode ser realizada por telefone, pelo portal do cidadão na internet, em agências da Caixa Econômica ou até pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

Confira a seguir 4 formas para consultar PIS:

Consultar PIS por Telefone

como consultar pis pelo telefoneA central de atendimento Caixa Cidadão disponibiliza um canal para consulta do PIS, através do telefone 0800-726-0207.Capacitado para consultar as datas de pagamento e saldos do PIS, de acordo com  a tabela estabelecida para o pagamento do benefício.

Suas informações pessoais serão solicitadas pelo atendente da Caixa Econômica Federal por questões de segurança, e não esqueça de ter o número do seu PIS, CPF e RG em mãos.

O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 08h da manhã às 22h, e aos sábados das 10h às 16h. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefones celulares quanto de fixos.

Consulta PIS na Agência da Caixa Econômica

como consultar o saldo do pisVocê também pode comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para efetuar a sua consulta. Basta levar seus documentos de identificação originais e o número de seu PIS. Além disso, nas agências também é possível consultar o calendário de pagamentos do ano-base em questão.

A consulta também poderá ser realizada em caixas eletrônicos da Caixapostos de atendimento do Caixa Aqui e  Casas Lotéricas com o cartão cidadão e senha.

Consultar PIS pela internet

A Caixa sugere algumas precauções antes de consulta do PIS online:

consulta do pis pelo computador

  • Evite acessar seus dados de um computador público ou em computadores sem antivírus;
  • Não deixe programas abertos de consulta com seus dados pessoais;
  • Não entregue suas senhas a terceiros.

Consultar PIS no site da Caixa Econômica

Com o número do PIS é possível consultar gratuitamente pela internet o calendário de saques do benefício e os valores a serem recebidos. A consulta é bastante simples, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Utilizando seu navegador de internet acesse o Portal Caixa Trabalhador.consultar pis pela internet
    1. Digite seu número de PIS e a sua senha internet. Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada, basta clicar no link “Cadastrar Senha” na parte inferior da tela e seguir as instruções para o cadastro. Após preencher todos os campos: Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento, Município de Nascimento, CPF, RG e o código de verificação, clique em “OK” ou “Confirmar“.
  2. Uma vez feito o cadastro e ter feito o login com o seu número NIS (PIS/PASEP) e senha, na próxima tela que irá ser carregada clique na aba “PIS”.consultar pis pela internet
  3. Nesta tela já será possível conferir todas as informações relevantes do benefício, como data do pagamento e o valor a ser recebido. Para consultar o seu saldo selecione “Consultar pagamento“.consulta ao pagamento do PIS/PASEP

Se não houver nenhum valor disponível, o saldo exibido será de R$ 0,00 seguido pela mensagem “Não há benefícios para este PIS”. Isto ocorrerá quando:extrato pagamento do PIS

  • O saque do benefício já foi efetuado;
  • O beneficiário não tem direito ao abono salarial no ano-base corrente;
  • A consulta ao benefício foi feita fora de época e as informações ainda não estão disponíveis.

Lembre-se de guardar ou memorizar a sua senha internet. Ela será solicitada toda vez que você precisar fazer uma consulta sobre o abono salarial e conferir o valor ao qual você tem direito e o calendário de pagamento.

Consultar PIS pelo site do MTE

Caso você não esteja com o seu número do PIS em mãos, também é possível consultar se você tem direito ao benefício acessando o site do Ministério do Trabalho. Basta informar seu CPF, data de nascimento e o código de segurança que aparece na imagem do site.

Consultar PIS no Aplicativo Caixa Trabalhador

Aplicativo do PIS e Seguro Desemprego para celularOutra opção muito conveniente para o trabalhador que quer acompanhar o calendário de pagamentos do PIS pode ser o aplicativo Caixa Trabalhador da Caixa Econômica Federal.

O aplicativo para smartphones e tablets está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone e permite acessar todas as informações sobre todos os benefícios que você pode ter direito, como abono salarial e seguro-desemprego.

É possível acompanhar o calendário de pagamentos, extrato e parcelas liberadas de todos os benefícios. Além disso o aplicativo também permite consultar algumas perguntas freqüentes sobre os benefícios caso você tenha alguma dúvida e também localizar a agência da Caixa Econômica mais próxima de você.

O aplicativo é muito fácil de ser instalado e utilizado. Você só precisa ter em mãos o número do seu PIS para começar a usá-lo e consultar as informações de todos os seus benefícios em qualquer lugar que você estiver, além de ter a conveniência de encontrar todas as informações centralizadas em um só lugar.

💡Como consultar o seu saldo do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador

Consultar o PIS utilizando o CPF

Com o CPF em mãos, é possível ter informações do benefício, tais como se você tem direito ao benefício ou não,data para saque e valor, via site do Ministério do Trabalho. só aparece

Para a consulta, acesse o portal do MTE.

  1. Informe seu CPF  na primeira caixa, e na segunda caixa com a data de seu nascimento; Finalmente digite o código de segurança e clique em “Consultar“.
  2. A próxima tela mostrará o valor do PIS (se tiver) referente aos dados do solicitante.

Se você não tem direito ao pagamento do abono salarial ou já tenha feito o saque do seu PIS, será exibida na tela a seguinte mensagem:

Não consta na lista de beneficiários.como saber o saldo do PIS pelo MTE

Como conseguir um comprovante ou 2ª via do cartão PIS?

O comprovante pode ser adquirido em uma agência da Caixa Econômica ou da Previdência Social, pelo responsável munido de RG e CPF.

💡Como sacar o PIS?

Ficou com dúvidas? Para mais informações por telefone sobre o PIS. Ligue:
• Alô Trabalho, pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho.
• Caixa Econômica Federal (PIS), pelo número 0800-726 02 07.
• Banco do Brasil (PASEP), pelo número 0800-729 00 01.

Assim fica mais fácil de planejar o que você poderá fazer com a renda extra. Gostou da dica? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e nos conte o que você planeja fazer com a graninha extra!

2 Comentários

  1. Gerson Paula de Almeida
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: