O que é, inscrição e como consultar NIT!

Quer consultar NIT? Um dos aspectos mais importantes da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho é poder garantir ao trabalhador a sua aposentadoria. Para isso, deve ser feita uma contribuição mensal ao INSS enquanto o trabalhador ainda é ativo, e geralmente isso é feito através dos empregadores. Mas como fica a situação dos trabalhadores autônomos ou aqueles que não possuem registro em carteira?

NIT – O que é NIT, como Consultar, Número do NIT

Todas as informações que você precisa!

Quer saber o que é NIT ➜ Número do NIT ✓ Consulta NIT ✓ Como Consultar ✓ Como se inscrever no NIT  ✓ CONFIRA AGORA!

O que significa NIT?

A sigla do NIT significa Número de Identificação do Trabalhador é um número de 11 dígitos de registro na Previdência Social para os trabalhadores autônomos que desejam se cadastrar no Regime Geral de Previdência Social e contribuir mensalmente para poder colher os benefícios previdenciários, como direito à aposentadoria. Ele é o equivalente ao PIS/PASEP para os Contribuintes Individuais, Facultativos, Empregados Domésticos e Segurados Especiais, e pode ser obtido diretamente na Previdência Social.onde fica o numero do pis na carteira de trabalho

Com o número da NIT em mãos, a emissão da GPS (Guia da Previdência Social) será muito mais fácil, e o trabalhador autônomo poderá efetuar o pagamento de sua contribuição mensal para a sua aposentadoria.

Entenda mais → O que é o PIS?

Eu já tenho um Número de Identificação do Trabalhador?

Se você já está cadastrado em outros benefícios sociais tais como o PASEP/PIS, Bolsa Família, etc muito provavelmente você já tenha um cadastro ativo no Número de Identificação do Trabalhador.

Como fazer a inscrição no NIT

Solicitar o Número de Identificação do Trabalhador é bastante simples. Você pode fazer a solicitação pessoalmente, pela internet ou por telefone. Independentemente de como você escolher fazer sua solicitação você deve estar sempre munido dos seguintes documentos:

documentos para dar entrada no seguro desemprego

  • CPF.
  • Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (apenas um destes três).
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Cadastrar Nit em posto de atendimento do INSS

Para fazer a solicitação pessoalmente, basta dirigir-se à um posto de atendimento do INSS ou do Ministério do Trabalho de sua Região portando os documentos citados acima. Ao final do atendimento, o sistema irá gerar o seu número.

IMPORTANTE: Lembre-se de que todos os documentos devem ser originais e estar em bom estado. Evite dores de cabeça e viagens desnecessárias ao posto de atendimento do INSS.

Cadastrar NIT pela Internet

Se você deseja solicitar seu número sem sair de casa, também pode fazer isso pela internet.

  1. Basta entrar no site da Previdência Social e em seguida selecionar a opção “Guia da Previdência Social”.
  2. Lá você terá a opção de preencher o formulário de solicitação do NIT, e ao finalizar, o sistema irá gerar e informar o seu número.

Não se esqueça de imprimir a tela ou anotar o número e guardar em algum local seguro.

Cadastrar NIT pelo telefone

Por fim, para aqueles que não podem ou não desejam sair de casa ainda é possível solicitar o seu número do NIT através do telefone. O número da Central de Atendimento da Previdência Social é 135, e assim que você for atendido basta informar que você deseja solicitar o seu número.

Tenha os documentos listados acima em mãos e siga as instruções do atendente. Ao finalizar, seu número será informado. Anote-o e guarde em algum lugar seguro.

Vale ressaltar que se você já tem um número de PIS ou PASEP, então provavelmente já possui o NIT. As empresas que contratarem um trabalhador que só possui o NIT ainda devem fazer o cadastro no PIS ou PASEP, permitindo assim que o trabalhador também recolha a contribuição para o FGTS. Cidadãos indígenas devem solicitar o seu número junto à FUNAI, que é o órgão responsável.

Onde consultar número do NIT/NIS/PASEP/PIS?

Lembre-se que o número do NIT tem que ser solicitado por toda pessoa que queira fazer a sua carteira de trabalho e trabalhar com conta própria. No caso que você já tenha uma carteira de trabalho, e tenha trabalhado alguma vez, você já possui o número NIT/PIS/PASEP/NIS. Veja a seguir onde consultar o número:

  • Comparecer à um posto de atendimento do INSS.
  • Pela Internet no site da Previdência Social.
  • Pelo telefone ligando para a Central de Atendimento da Previdência Social no número de telefone: 135.  É importante estar em mãos com  o número de RG e CPF, e CTPS.
  • Na carteira de trabalho, na folha inicial com os dados do trabalhador, onde pode ser encontrada a foto do trabalhador e os dados pessoais. Ali também estará listado o número do NIT;
  • Na carteira de Identidade – nos novos modelos do RG, o número de Identificação do Trabalhador está presente no documento, como o número do PIS;
  • No cartão Cidadão – é o número impresso no cartão;
  • No cartão Bolsa Família – é o número impresso no cartão.

Como consultar NIT pela Internet

Veja a continuação como consultar o seu  Número de Identificação do Trabalhador passo a passo pela internet:

  1. Acesse o site da Previdência Social;
  2. A continuação no menu acima clique em INSCRIÇÃO e escolha a opção FILIADO;
  3. Preencha todos os campos solicitados nos “Dados Básicos” (DICA: O nome da Mãe não é obrigatório preencher, pode clicar no botão “ignorado”);
  4. A seguir preencha pelo menos 1 documento dos “Dados complementares”;como ver o numero do pis pelo site do CNIS
  5. Finalmente digite o “Texto da Imagem” e clique em Consultar.
  6. Se você tiver inscrição no NIT, vai aparecer uma mensagem em um requadro vermelho, indicando o seu número de Identificação – NIT.

Como consultar NIT pela Internet

Tem como consultar NIT pelo CPF?

Sim. Você consegue consultar nit usando o seu número de CPF entre outros documentos pelo telefone, internet o presencialmente em um posto do INSS.

Consultas utilizando o Número de Identificação do Trabalhador

Assim como no caso do PIS e PASEP, com o número do NIT em mãos você já pode consultar o extrato de seu INSS, que pode ser feito tanto pessoalmente quanto pelo telefone ou pela internet, acessando o site da Caixa Econômica Federal. Você também pode consultar seu extrato através do site Meu INSS, da Previdência Social.

Para atendimento telefônico, basta ligar novamente para a Central de Atendimento no número 135 e solicitar as informações desejadas. Mas se você prefere um atendimento presencial, tudo que você tem a fazer é se dirigir à um posto de atendimento do INSS com o seu número de Identificação do Trabalhador e os documentos originais (RG, Certidão de Nascimento ou Casamento e CPF).

O número do NIT também será necessário para efetuar os saques dos benefícios quando eles estiverem disponíveis.

Curtiu nosso artigo? Agora já sabe como consultar NIT e muito mais! Esperamos que ele possa ajudar os autônomos e todos aqueles que não tem o número de PIS ou PASEP a garantirem sua aposentadoria. Gostaríamos muito de saber a sua opinião, por isso deixe um comentário no formulário abaixo!

📅 Confira agora o novo calendário de pagamento do PIS!

Deixe o seu Comentário: