O que é e como consultar NIS

Como descobrir o número do NIS

Se você participa de algum programa social vinculado ao Cadastro Único, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o NIS. Mas você sabe o que é o NIS, para que ele serve, e como consultar NIS?Consultar NIS

Neste artigo, vamos explicar e passar muitas informações relevantes para você entender melhor sobre isso!

Por isso, esteja atento a todas as informações e leia o artigo até o fim!!

O que é NIS?

Você sabe o que significa NIS? O NIS é a sigla para Número de Inscrição Social. O NIS tem como principal objetivo o recebimento de benefícios sociais do governo, como por exemplo, o Bolsa família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Identidade Jovem , Garantia Safra, entre outros. O número é individual e intransferível, ou seja, cada pessoa só pode ter um único NIS e o mesmo não pode ser usado por outras pessoas.

Número do NIS

Geralmente, quando o beneficiário ainda não tem o número do PIS, o NIS costuma ser feito na prefeitura da cidade, ao se inscrever em algum dos programas sociais no Cadastro Único. Esse cadastro é atribuído pela Caixa para o recebimento dos benefícios sociais.

Mas ele tem associação com o PIS, uma vez que é o mesmo número. Por isso, caso a pessoa já tenha o cadastro no NIS e comece a trabalhar com carteira assinada, esse também será o número do PIS dela e por isso, ela deve informar esse número ao empregador para que este número seja transformado em PIS – Programa de Integração Social se este emprego for em uma empresa privada ou em PASEP, se for o caso de nomeação como funcionário público.

Da mesma forma, pessoas que já trabalharam registrados e por isso tem o registro do PIS, quando se inscrever em programas sociais, pode usar esse mesmo número como NIS.

Número do NIS e NIT são a mesma coisa?

Existe também o NIT, que é o Número de Identificação do Trabalhador. Por muitas vezes, o NIS e NIT são confundidos por algumas pessoas.

Mas embora tenham o mesmo número de cadastro, diferente do NIS, o NIT é obtido através da Previdência Social, usado como identificação de trabalhadores autônomos.

Assim, um trabalhador autônomo que seja um contribuinte individual tem o NIT e recolhe o INSS, que é o Instituto Nacional do Seguro Social.

Por isso, caso uma empresa contrate alguém que só tenha o NIT, é preciso que ela faça o cadastro do trabalhador no PIS, para fins de recolhimento de INSS e FGTS.

Como fazer o Cadastro NIS – Para benefícios sociais

Caso a pessoa não tenha ainda um número do nis e queira participar de algum programa social, ela deve realizar o cadastro NIS.

Conforme descrito acima, o cadastro do NIS – Número de Identificação Social costuma ser feito da própria prefeitura da cidade no caso da pessoa for requerer um benefício.

Neste caso, é indicado procurar a Secretaria de Inclusão Social da sua cidade ou bairro para obter informações sobre como proceder, uma vez que para cada tipo de benefício pode ser solicitada uma documentação específica. Você também pode ir até a Prefeitura Municipal da sua cidade com sua documentação e procurar pelo setor do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para fazer o cadastramento.

Cadastro Unico

Leve consigo  pelo menos um documento de todas as pessoas que moram na mesma casa.

Os documentos mais comuns de serem solicitados são:

  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • Identidade;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Holerite ou contracheque de quem trabalhar fixado;
  • Certidão Negativa de aposentados ou pensionistas do INSS;
  • Declaração escolar para os menores de idade.

Vale lembrar que para o cadastro do PIS/NIS, com vínculo empregatício, são disponibilizados para o empregador em duas formas: Online ou em Lote.

Cadastro NIS empresa

O cadastro do NIS/PIS também é feito em empresas quando o trabalhador começa a trabalhar com carteira assinada. Saiba agora como funciona o cadastro NIS empresa:

Cadastro NIS em Lote

As empresas podem fazer o cadastramento em lote do NIS para seus empregados, sem precisar fazer um cadastro individual.

Neste caso, é preciso gerar o arquivo e sua postagem pela Caixa Postal do CNS, através do serviço Envio de Arquivo Cadastro NIS e após isso, a Caixa faz uma análise, e estando tudo certo, retorna com os números dos NIS e código de retorno.

Cadastro NIS Online

Já o cadastro NIS online é mais uma alternativa para os empregadores, principalmente para empresas que querem um retorno mais rápido do NIS.

É uma forma de cadastramento individual, e se dá através do acesso ao CNS – serviço Cadastro NIS. O acesso no Conectividade Social é feito através  de certificado digital padrão ICP – Brasil. Se a empresa já tem acesso ao pacote de operações, a opção de serviço CADASTRO NIS aparece de forma automática.

De qualquer forma, o cadastramento do NIS, PIS ou Pasep são sempre feitos por uma agente, seja prefeitura, empresa, órgão governamental, entre outros.

Porém, quem deve manter o cadastro atualizado é o próprio inscrito, podendo essa atualização também ser feita nesses locais.

Como saber o número do NIS?

Você deve estar se perguntando “Onde encontro o número do NIS?” ou “Como saber meu NIS?”. Mas essas dúvidas são fáceis de serem resolvidas!

Você pode saber seu número do NIS ou consultar NIS de diversas formas, uma vez que também é o mesmo número do PIS.

Algumas das opções são:

  • Olhar no Cartão Cidadão – estará localizado na frente, junto com os dados de identificaçãonumero NIS NIT PIS
  • Olhar no Cartão do Bolsa Família – estará localizado na frente, junto com os dados de identificação
  • Olhar na Carteira de trabalho, na Folha de Identificação ou nas Anotações Gerais.
  • Ir presencialmente até uma agência da Caixa
  • Solicitar a Folha Resumo do Cadastro Único no CRAS.
  • Consultar pela internet
  • Consultar NIS pelo CPF

Consultar NIS pela internet

Você pode consultar NIS pela internet, através do site da Previdência Social, que possui uma página especificamente para este fim.

Siga os seguintes passos para fazer a consulta pela internet:

1º Passo: Acesse o site do CNIS e ao abrir a página, clique em “Inscrição” e depois em “Filiado”.consultar pis pela internet

2º Passo: Uma nova página vai se abrir, e nela você deverá informar os dados solicitados, como nome do filiado, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe, entre outros.

como ver o numero do pis pelo site do CNIS

3º Passo: Após Preencher esses dados, coloque o texto da imagem conforme solicitado.

4º Passo: Clique em “Continuar” no final da página.

5º Passo: O número do NIS será apresentado na sua tela, junto à outros dados.como saber o numero do pis passo a passo pela internet

Consultar NIS pelo CPF

Você também pode saber como descobrir o número do NIS por telefone usando seu CPF e demais documentos pessoais. Basta ligar para o Portal do INSS, através do número 135 com seu CPF e RG em mãos e solicitar o número do NIS.

A consulta também pode ser feita no 0800 da Caixa de atendimento ao cidadão através do número: 0800 726 0207.

Como consultar Bolsa Família Pelo NIS

Se você recebe algum pagamento pelo Bolsa Família, saiba que é através do número do seu NIS que é definida a data de seu pagamento. Todos os anos sai um calendário de pagamentos que leva em consideração o último número do NIS para definir a data.

Consultar Bolsa Família pelo celular

consultar bolsa Família

Para consultar o calendário, as datas de pagamento e o extrato dos valores recebidos através do fornecimento do número do NIS, basta acessar o aplicativo Bolsa Família CAIXA disponível para Android, iOS e Windows Phone. Nele, basta digitar o NIS e você terá acesso, além do calendário, à data em que todas as parcelas foram liberadas ou sacadas.

consultar bolsa Família pelo aplicativo da Caixa

Como consultar Bolsa Família Pelo NIS na internet

Você pode fazer a consulta do seu benefício do Bolsa Família através do NIS pela internet. É muito fácil realizar essa consulta, basta seguir os seguintes passos:

1º Passo: Acesso o Portal de Serviços Sociais da Caixa Econômica Federal.

2º Passo: Escolha Consulta benefícios por família. 

consultar bolsa Família pelo NIS

 

3º Passo: Digite o número do NIS e Nome do Responsável legal e clique em “Consultar”.

4º Passo: As informações aparecerão na tela.

Além disso também é possível consultar o saldo ligando para o 0800-707 2003 ou comparecendo a uma das agências da Caixa Econômica Federal. Apenas lembre-se de ter consigo um documento de identificação original e válido e a sua carteirinha do Bolsa Família para saber o número NIS.

Prontinho! Agora você já sabe o que é NIS, como consultar NIS, para que serve, as principais diferenças entre o NIS, PIS E NIT, entre outras informações importantes!

Esperamos que você tenha tirado as suas principais dúvidas neste artigo. Ficou com dúvidas? Deixe a sua mensagem!

Deixe o seu Comentário: