Como consultar saldo ou extrato FGTS

FGTS: Consulta de Saldo e Extrato

bannerheader_fgts

O FGTS, hoje, em dia pode ser usado como entrada da sua casa própria, consócio ou até mesmo como o início da sua carreira autônoma. Mas antes de cobiçá-lo, é necessário saber o quanto você tem em saldo e se você pode sacá-lo.

O que é o FGTS?

FGTS-2O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício criado pelo governo brasileiro para garantir que os trabalhadores, quando demitidos sem justa causa, possam ter uma garantia em espécie resguardada no banco em seu nome.

Essa decisão foi tomada para evitar que os cidadãos brasileiros não passassem por dificuldades financeiras enquanto não conseguem dar entrada no Seguro Desemprego ou enquanto espera para receber a primeira parcela do benefício.

O Fundo de Garantia pode ser sacado pelo trabalhador, caso queira, através de uma chave dada pelo empregador no ato do acerto das contas dos serviços prestados, mas apenas se o empregado for dispensado sem uma causa justa. Caso o funcionário peça demissão ou seja demitido por justa causa, o fundo de garantia fica guardado para uso futuro como, por exemplo, servir de entrada em financiamentos.

Quem tem direito ao FGTS

  • Todos aqueles trabalhadores que tenham a sua carteira de trabalho em dia e registrada corretamente na empresa, vão ter direito ao FGTS(Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
  • Também tenhem direito ao FGTS todos aquelesos trabalhadores temporários, trabalhadores avulsos, trabalhadores rurais, safreiros e também os atletas profissionais.
  • Ao empregador doméstico, fica livre escolha de fazer ou não o recolhimento do FGTS de seu empregado/a.

O saldo FGTS pode ser consultado pela Internet no computador ou no celular ou também via SMS.

Como ganho FGTS?

Extrato-FGTS Todo empregador tem, por obrigação, o depósito do FGTS do 8% do valor do salário pago de cada funcionário seu até o sétimo dia útil de cada mês ou também no caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%. O valor jamais poderá ser descontado do salário do funcionário e jamais poderá ser considerado como saldo da empresa para com o funcionário. Ou seja, a empresa jamais poderá cobrar do funcionário, de nenhuma forma, o valor depositado.

Consultando saldo cada dois meses

O FGTS, assim como o Cartão Cidadão, é gerido pelo Banco Caixa Econômica Federal. Por isso, a cada dois meses você irá receber em sua casa uma carta do banco com o valor atualizado do seu fundo. É uma forma simples e garantida de saber seu saldo.

Sempre consulte sua carta para saber se a empresa está depositando o valor certo e nas datas certas.

Como consultar saldo ou extrato FGTS pela Internet

Quer saber como consultar o extrato do seu fundo de garantia pela Internet e não saber como? Confira!

Consultar o seu extrato ou saldo FGTS atualizado é possível graças a ferramenta online criada pela Caixa Econômica Federal em seu website, que nos permite visualizar todos relatórios com o extrato completo de FGTS.

Um jeito bem prático de se consultar seu extrato ou saldo do FGTS é através da Internet.

IMPORTANTE! Antes de seguir em frente nesta opção e nas próximas, tenha em mente que você precisa ter o Cartão Cidadão em mãos já com a senha do cartão cadastrada.

Sabendo disso, segue os passos:

  • Primeiro você deve acessar o website da Caixa www.caixa.gov.br  E procure pela opção “FGTS“ou clique no botão abaixo. Ele é hospedado nos servidores do Banco da Caixa e funciona como o Internet banking, então não estranhe as semelhanças.
  • Agora você precisa preencher o seu NIS (PIS/PASEP). Caso não tenha o NIS (Número de Identificação Social), você pode preencher o campo com o número do PIS (Programa de Integração Social) ou com o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Todos esses números são encontrados em sua Carteira de Trabalho (CTPS), nas anotações empregatícias feitas em sua carteira de trabalho, no Cartão Cidadão ou no Cartão do PIS/PASEP.consultar-extrato-fgts
  • Clique em Cadastrar Senha caso nunca tenha consultado os benefícios de seu Cartão Cidadão pela Internet. Um dos benefícios é justamente consultar o extrato da Caixa FGTS. Preencha seus dados nos campos que surgirem.
  • Caso já tenha cadastrado uma senha em uma tentativa anterior, digite-a no campo Senha Internet e em seguida clique em Ok.consultar-extrato-online-fgts
  • A tela seguinte que irá se abrir irá trazer todas as opções de consulta dos benefícios centrados no cartão cidadão. Navegue até a opção FGTS e consulte  extrato ou saldo FGTS.consulta-extrato-fgts

Consultar extrato FGTS por Internet via celular

O procedimento para acessar seu saldo FGTS via celular é igual ao de acessar pelo computador. Embora possa fazer o cadastramento da senha pelo celular, recomendo fazê-lo pelo computador para evitar erros, pois você possui apenas cinco tentativas e caso erre todas, só poderá tentar novamente daqui a 7 dias.

Consultar FTGS por SMS via celular

extrato-fgts-smsVocê também possui o direito de consultar pelo celular através de uma mensagem que te deixa saber quando o empregador fizer o depósito mensal, recebe avisos por SMS o saldo atualizado com juros e as atualizações monetárias. Caso tenha solicitado o saque, você também recebe por SMS o aviso de quando seu saque for liberado.

Ao fazer esta escolha você deixa de receber a carta bimestral (aquela do início que lhe é enviada a cada dois meses) e passa a ter um controle mensal. Mas o extrato anual continuará sendo enviado.

Para fazer isso, é necessário ter o seu cartão cidadão a disposição já com a senha devidamente cadastrada ou a senha Internet que você cadastrou no site da Caixa www.caixa.gov.br. Também irá precisar do NIS.

Como consultar Extrato FGTS

Quando sacar o  FGTS 

sacar-fgts

Esqueceu a sua senha?

Em casos de perda de senha ou estar apontando como inválida, você precisa fazer o seguinte:

  • Acesse o site da Caixa.
  • Preencha o campo do NIS.
  •  Deixe a opção da senha em branco.
  • E clica em “Trocar Senha“.
  • Depois disso ele irá solicitar algumas informações sobre você e colocar uma nova senha.esqueci-a-senha-fgts

Lembre-se: Nunca use datas de nascimento ou só números. Misture números e letrar para torná-la mais segura e que seja fácil de se lembrar.

Quer saber como calcular o seu saldo FGTS? Confira AQUI.

32 Comentários

  1. regina celia fernandes de oliv olivrira
  2. regina celia fernandes de oliv olivrira
    • Caixa-Pis
  3. FLAVIO
    • Suporte
  4. Gabriela Gonçalves da Silva
  5. eduardo rodrigues furtado
    • Suporte
  6. JOSÉ VALDO DOS SANTOS MARQUES
    • Suporte
  7. jorgina
  8. Helenilson Sousa Viana
    • Suporte
  9. Valdir viana lima
  10. Sonia margareth branco de oliveira
  11. Carla da Silva
  12. Rita
  13. Everaldo Batista
  14. Claduia
  15. Thays
    • Suporte
  16. Geovanni
    • Suporte
  17. Anderson
    • Suporte
  18. Luiz Oliveira
    • Suporte
  19. Luiz
    • Suporte

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *