Como consultar saldo do bolsa família

Quer consultar Bolsa Família e não sabe como? Você já faz parte de uma das famílias brasileiras beneficiadas pelo programa Bolsa Família, mas todo mês encontra uma dificuldade diferente na hora de verificar o saldo do seu benefício? Não se preocupe, o valor a ser recebido pode ser consultado de forma prática que sabe como? Basta ler esse artigo.

Como consultar o saldo da bolsa familia

Quer consultar Bolsa Família? Acompanhe o artigo!

As opções para consultar o seu saldo atualmente são essas, e vamos te explicar como fazer em cada uma delas:

  • Pela Internet;
  • Pelo Cartão Cidadão;
  • Pelo aplicativo Bolsa Família;
  • Por telefone;
  • Pelo Portal do Cidadão;
  • Pelo Cartão Bolsa Família.

Como consultar bolsa Família pela Internet

Com o Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) você consegue consultar o seu saldo, primeiro deve acessar o site clicando AQUI para fazer a sua consulta.

  1. Agora dentro do site  três opções vão aparecer:
    • Consulta benefícios por UF.
    • Consulta benefícios por município.
    • Consulta benefícios por família.

      Site para consultar Bolsa Família (Foto: Divulgação)

  2. A mais prática das opções é a por família, então clique nela e insira o número do NIS (Número de Identificação Social)do responsável registrado pela família, nome e senha de seis dígitos (a senha é a mesma do cartão).
  3. Finalmente clique no botão “Consultar” para saber qual é saldo disponível para o saque.

Como consultar bolsa Família pelo Cartão Cidadão

Em posse do Cartão Cidadão basta o responsável se dirigir até a lotérica ou caixa eletrônico pertencente a Caixa Econômica Federal mais próximo para consultar o valor a ser recebido.

Como consultar saldo bolsa Família pelo Aplicativo da Caixa

É necessário fazer o download e instalação do aplicativo Bolsa Família no seu smartphone ou tablet. Nele também será preciso informar alguns dados para ter a informação desejada mas tudo de forma prática e instintiva.

Escolha o sistema operacional de seu dispositivo para baixar o app do Bolsa Família:

O app Bolsa Família CAIXA é um aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal e totalmente GRATUITO.

Além de fazer a consulta do saldo, com o app também poderá achar a agência da Caixa mais perto de você, verificar o calendário de pagamento do Bolsa Família, consultar as parcelas quem tem para receber e conferir seu extrato detalhado.

Como fazer a consulta pelo app?

Fazer a consulta do saldo no aplicativo é muito simples.

  1. Uma vez feito o download do app no aparelho celular, procure pelo ícone “Bolsa Família CAIXA“e clique nele para abrir.
  2. Digite o número do NIS, e a continuação pressione o botão “Acessar“.
  3. Uma vez dentro dele você irá ver três opções principais: benefício, calendário e atendimento.
  4. Para consultar o seu saldo, clique em “Benefício” e depois em “Ver Parcelas”.

Aplicativo Bolsa Família Caixa. (Foto: Divulgação)

Como consultar bolsa Família pelo NIS pelo telefone

Usar o telefone para descobrir o seu saldo também é uma boa opção, além de ser uma ligação gratuita você ainda pode saber outras informações sobre o seu benefício. Ligue para o número 0800-707 2003 novamente com o número do NIS ou do Cartão do Bolsa Família em mãos.

Como consultar o saldo pelo cartão bolsa Família

Se a sua família já é beneficiária do programa e, portanto, já possui o Cartão Bolsa Família também é possível fazer a consulta de valores através de uma casa lotérica ou um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e ver o saldo do seu benefício.

Legal, mas o que é o NIS exatamente?

Como o NIS (Número de Identificação Social) aparece várias vezes e pode causar confusão sobre o que é, aqui vai um resumo para você saber o que é o NIS exatamente.

O NIS é um número cadastral de 11 dígitos atribuído pela Caixa Econômica Federal aquelas pessoas que serão beneficiadas por qualquer projeto social, porém não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social). Esse número está disponível em alguns documentos como a carteira de trabalho, Cartão Cidadão e no cartão Bolsa Família.

Caso a pessoa não ache o número do NIS pode solicitar uma segunda via em qualquer Agência da Caixa Econômica Federal, basta apresentar um documento de identificação e CPF, sem nenhum custo adicional. Ou se preferir o NIS pode ser achado no próprio cartão do Bolsa Família ou até pelo Cartão do Cidadão. Veja exemplo abaixo:

numero NIS

Como descobrir número do NIS. (Foto: Divulgação)

Agora você já sabe como consultar o seu benefício da maneira que lhe for mais conveniente, então não esqueça de estar sempre atento ao calendário de pagamento.

Ficou com alguma dúvida ao respeito de como consultar o saldo? Deixe abaixo um comentário com a questão e iremos responder o antes possível!

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *