Como sacar o PIS

Sacar o PIS. O PIS/PASEP é um programa criado pelo governo com a intenção de fazer com que os trabalhadores façam parte dos lucros das empresas privadas e públicas. Funciona como um abono salarial no valor de um salário mínimo e para ter direito ao benefício é preciso cumprir com os seguintes requisitos:

quem-tem-direito-ao-pis

  • Estiver cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;

Sua carteira de trabalho precisa ter criada há, pelo menos, 05 anos.

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 

Se você recebe mais de dois salários mínimos, não possui direito ao abono, mas sim aos rendimentos.

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica durante, pelo menos, 30 dias seguidos ou não no ano-base considerado para apuração;

Você precisa ter trabalho, ao menos 30 dias (01 mês) no ano de cálculo. Mas só irá contar se quem assinou sua carteira tenha usado seu registro como Pessoa Jurídica (CNPJ) e não física (CPF).

Existem situações  especiais em qual o saque das quotas do PIS são permitidas.

  • Aposentadoria;
  • Invalidez permanente ou reforma militar;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Falecimento do participante;
  • Titular ou dependente portador do HIV;
  • Titular ou dependente com câncer;
  • Benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Consultar saldo do PIS por telefone

Um meio bem simples e eficaz de saber como anda o seu saldo do PIS, se está sendo depositado como se deve e etc, é consultando periódicamente no site da Caixa-PIS, onde também pode se cadastra senha do cartão cidadão, FGTS e etc.

Mas para quem sente dificuldades de fazê-lo pela internet, pode faze-lo por telefone ligando para o número 0800 726 0207. O atendimento é de segunda a sexta, sempre das 08h às 22h e aos sábados entre 10h e 16h. A ligação pode ser feita tanto por telefone fixo, quanto por celular. Ouça atentamente as opções do atendente eletrônico e não se esqueça de ter sua carteira de trabalho em mãos para ajudar na consulta.

Como sacar o PIScaixa

O Caixa PIS é administrado pelo Banco da Caixa Econômica e, por conta disso, existem diversas maneiras de sacar o seu benefício. Para sacar o PIS você pode:

  • Ir até a Casa Lotérica, Caixa Aqui, Caixa Eletrônico ou Agência do banco Caixa com seu Cartão Cidadão com um documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).
  • Se você não tem ainda o Cartão cidadão, vá até a agência mais próxima da Caixa com um documento de identificação com foto e sua carteira de trabalho. Aproveite que já está na agência e solicite seu Cartão Cidadão para facilitar seu acesso a outros benefícios oferecidos pelo governo.
  • Caso não tenha uma conta individual popança ou corrente com um saldo mínimo de R$1,00, o benefício será depositado diretamente em sua conta.

Como sacar o PASEPBanco-do-Brasil

Diferente do PIS, que é voltado para trabalhadores de empresas privadas, o PASEP é para servidores públicos e podem sacar através dos serviços do Banco do Brasil, banco que o administra.

Ir até a agência é a maneira mais prática de fazê-lo. No entanto, se você já possuir conta corrente no banco, o valor será creditado em sua conta a partir do 3º dia útil de cada período do pagamento. Se estiver próximo de terminar o período e o saldo ainda não caiu, procure a agência para efetuar o saque.

O Banco do Brasil também possui um aplicativo para os beneficiários do programa. Nele você pode fazer seus cadastro ou alterar seu dados cadastrais do PASEP no aplicativo. Pode também consultar os relatórios do programa sem a necessidade ir até o banco para isso. É uma excelente forma de saber quando seu benefício cair na conta.

Quando posso sacar meu PIS? Calendário de Pagamentos

Muitos trabalhadores se perguntam quando podem sacar o seu abono. O saque é liberado em Julho para quem nasceu em Julho e vai até Junho do ano que seguinte. Você irá receber na data correspondente ao seu mês de nascimento e deve consultar a tabela feita e disponibilizada CODEFAT.

Conheça o calendário PIS 2017

Os bancos e suas correspondentes sempre deixam uma cópia impressa exposta na parede, mas você também pode consultar pela internet através do site.

Caso já possua conta corrente no banco correspondente ao seu programa, o benefício será debitado em sua conta no mês de seu aniversário conforme a data estabelecida pela CODEFAT.

O que acontece se não sacar o PIS ou PASEP?

Caso o trabalhador tenha direito de receber o benefício, mas não o sacou, o valor retornará ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e diferente do FGTS (Fundo de Garantia do Trabalhador), seu montante não é acumulativo. Caso não faça o saque, você irá perder o salário extra e só terá direito ao próximo, caso ainda esteja nos requisitos.

14 Comentários

  1. José Luiz da Silva
  2. Kátia
  3. ivone gonçalves
    • Suporte Suporte
  4. Luan Alves Silva
    • Suporte Suporte
  5. João Paulo
    • Suporte Suporte
  6. Viviane
  7. Salomao nascimento
  8. Anônimo
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: