Tem como receber PIS atrasado?

O PIS/PASEP, também conhecido como Abono Salarial, é um benefício pago anualmente pelo Governo Federal para uma grande parcela de trabalhadores brasileiros através das agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui . Todos os anos o calendário de pagamento é divulgado, geralmente terminando em 30 de Julho do próximo ano, e o saque é disponibilizado de acordo com a data de aniversário do beneficiado.

Como receber PIS atrasado fora de prazo

Saiba o que fazer se você perder a data de saque do PIS/PASEP

Muitos trabalhadores contam com a renda extra trazida pelo benefício, por isso é de extrema importância ficar atento aos prazos divulgados no calendário. Mesmo assim, imprevistos podem acontecer, e neste momento surgem muitas dúvidas de quem perdeu a sua data do saque. Como, então, estes trabalhadores devem proceder para garantir seu benefício? Continue lendo o artigo para obter maiores informações e veja se ainda pode receber o seu abono salarial.

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS/PASEP

Para poder ter direito ao benefício, os trabalhadores de todo o território nacional precisam preencher todos os critérios, como veremos a seguir:

  • Ser cadastrado no PIS por um período mínimo de cinco anos;
  • A remuneração mensal média durante o ano-base anterior não pode ser maior do que dois salários mínimos;
  • O trabalhador deve ter exercido atividade remunerada registrado por uma Pessoa Jurídica durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano anterior;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Caso não cumpra todos esses requisitos mencionados acima automaticamente você não tem direito a receber.

Veja também: Como saber o número do PIS?

Por que não recebo o PIS desse ano se tenho direito?

Somente se podem dar duas razões para um trabalhador não receba o seu Abono Salarial do PASEP/PIS tendo direito:

  • Simples esquecimento do beneficiário em fazer o saque dentro do prazo ou até o caso de nem ter conhecimento de que tem direito a receber.
  • Negligência do empregador que não informou ou não atualizou as informações do seu trabalhador  na declaração da RAIS. É muito importante que todas as informações estejam totalmente corretas,  um simples erro no preenchimento de qualquer informação, pode significar o não aceitamento.

Para descobrir o que gerou o bloqueio do benefício dirija-se a uma agência da Caixa Econômica. Se a informação foi de que a RAIS foi informada errada ou que a empresa não declarou o relatório, o próximo passo é entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos de seu trabalho. A declaração da RAIS é de obrigação do empregador, e o não cumprimento deixa a empresa sujeita a ações trabalhistas. Trabalhe com o RH de sua empresa para solucionar o problema o mais rápido possível, e se não houver sucesso, procure o auxílio de um advogado trabalhista.

Perdi o prazo do saque do meu PIS/PASEP, e agora?

Conforme mencionado anteriormente, o calendário de pagamento é disponibilizado todo ano, e tradicionalmente vão até Julho do ano seguinte. A data do saque é determinada de acordo com a data de aniversário do beneficiado, e o saque não poderá ser efetuado antes da data prevista.

Entretanto, aqueles que perderam o seu prazo poderão efetuar o saque até o final do período determinado. Ou seja, é possível receber o benefício até o final de Julho do ano seguinte. Vale lembrar que este benefício não se acumula.

Se você não efetuou o saque em um ano e continua tendo direito ao benefício, no ano seguinte você não terá dois benefícios disponíveis para saque, apenas o daquele ano. Além disso, se de um ano para o outro você perdeu o direito ao abono salarial, você não poderá sacar o benefício atrasado, mesmo que você tivesse direito a ele no ano anterior.

Não deixe para sacar seu abono salarial no final do prazo!

Em algumas circunstâncias especiais o Governo estende o prazo para o saque para aqueles que não conseguiram retirar o benefício ou não sabiam que tinham direito a ele. Isso ocorre especialmente quando uma parcela muito grande dos trabalhadores beneficiados não efetua o saque. Porém, não há como saber com certeza quando isso pode ocorrer, por isso é melhor não arriscar.

Como receber PIS atrasado

Todos aqueles valores dos benefícios do PIS/PASEP que não são sacados são devolvidos ao FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, que é utilizado para o efetuar o pagamento do salário de funcionários públicos, seguro desemprego, outros abonos salariais e demais projetos governamentais.

Também é importante ressaltar que não cabe nenhum tipo de recurso para efetuar um saque que já perdeu o prazo, por isso, se você tem direito ao benefício fique de olho e acompanhe atentamente o calendário assim que ele for divulgado para não correr o risco de perder esta renda extra. Afinal, o abono salarial é um direito do trabalhador.

Ou seja que se você não sacou o seu beneficio dentro do prazo estipulado pelo calendário infelizmente você automaticamente perde o direito ao beneficio referente a esse ano base. Por isso é muito importante ficar atento aos prazos e não deixar de sacar o beneficio dentro do prazo.

Tem como receber PIS atrasado? Ou fora de prazo?

Como já explicamos acima você consegue receber o valor do seu abono até o final da vigência do calendário depois disso o dinheiro volta para o FAT.

A única maneira que existe para que um trabalhador receba o abono salarial atrasado e fora de prazo é porque o empregador apresentou a RAIS fora de prazo, porém, não há garantias da liberação do pagamento do Abono Salarial depois do prazo. Mas se o empregador enviar até a data estabelecida na Resolução ainda há tempo de receber o PIS. Fique sempre atento a que seu empregador entregue a RAIS dentro do prazo estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Vale lembrar que as empresas que não declararem a RAIS dentro do prazo determinado estão sujeitas a multas pesadíssimas, por isso, se você tem empresa e tem que declarar as informações fique de olho para evitar maiores dores de cabeça.

Por exemplo se você nasceu em Outubro e esqueceu de fazer o saque de seu direito na data marcada, você ainda vai conseguir sacar o dinheiro até o final do mês de Junho do próximo ano. Já aquelas pessoas que nascem por exemplo no mês de Maio ou Junho têm que tomar mais cuidado porque eles tem menos prazo para fazer o saque de seu abono.

🧠 Lembre-se o prazo para sacar o PIS 2016 finaliza no dia 29 de junho de 2018

 

Como realizar o saque do Abono Salarial

Efetuar o saque do benefício é bastante simples. Aqueles trabalhadores que já possuem o Cartão Cidadão podem se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica e poderão fazer o saque diretamente no caixa eletrônico. Também poderão optar por efetuar o saque em qualquer Casa Lotérica ou correspondente Caixa Aqui na data indicada no calendário vigente.

Caso você não tenha ou não esteja em posse do seu Cartão Cidadão, você deverá comparecer à uma agência da Caixa com o seu número do PIS e um documento de identificação original com foto, válido e em bom estado para poder efetuar o saque.

Quem tiver uma conta poupança da Caixa também poderá optar por receber o benefício diretamente creditado em sua conta. Mas a conta tem que ter um saldo acima de R$1,00 e movimentação.

O abono salarial é um benefício muito importante para muitos brasileiros, e pode trazer um grande alívio pro bolso. Por isso é muito importante acompanhar o calendário de pagamento do PIS para não correr o risco de perder a data e ficar sem o dinheiro extra.

💡 Dica para não deixar de receber o seu abono salarial

Para não esquecer e acabar perdendo a data de saque do PIS, fique sempre atento ao calendário PIS. Uma vez fique sabendo em qual data ficara disponível o seu abono salarial anote no calendário do celular ou algum outro lugar que sempre tenha de olho para não acabar se esquecendo, lembre-se que o PIS não é um valor acumulativo e tem o prazo para saque, depois disso ele volta ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT e os valores referentes ao PIS de esse ano já não ficam mais disponíveis para retirada nas agências bancárias.

Gostou do artigo? Deu para entender direito em quais casos tem como receber PIS fora de prazo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário no formulário abaixo!

2 Comentários

  1. Volnei Farias
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: