Calendário do Bolsa Família 2018

Quer saber as novas datas de pagamento do novo Calendário do Bolsa Família 2018?

Calendário do Bolsa família 2018

O Bolsa Família é um programa criado pelo Governo Federal em 2004 com o intuito de redistribuir renda entre famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza para que estas tenham acesso a direitos básicos, como educação e saúde, e também para que possam um dia sair de sua situação carente.

Desde então, no início de cada ano o calendário de pagamento do benefício é divulgado. Este calendário carrega grande importância porque, diferente de um salário recebido por um trabalhador, o benefício do Bolsa Família não está disponível no mesmo dia em todos os meses.

Por exemplo, no mês de Janeiro o dia de pagamento de uma família pode ser dia 13, e no mês de Fevereiro o pagamento desta mesma família só estará disponível no dia 20. Por isso, é muito importante que os beneficiados acompanhem o calendário mensalmente para que não percam a data de saque do benefício.

Calendário do Bolsa Família 2018

Conforme mencionado anteriormente, o Calendário do Bolsa Família 2018 é divulgado no início de cada ano pela Caixa Econômica Federal, porém, o método utilizado para a escolha das datas é bastante conhecido, por isso é possível tentar adivinhar as datas de pagamento até mesmo antes da divulgação do calendário oficial.

numero NIS NIT PIS

A data é determinada pelo último digito do NIS do beneficiado (Número de Inscrição Social), que pode ser encontrado na carteirinha do Bolsa Família. Dessa forma, quanto mais baixo o número do dígito do NIS, mais cedo no mês o saque estará disponível. Ou seja, os beneficiados que tiverem os dígitos 1 e 2 poderão sacar o benefício mais cedo do que aqueles que têm como o último digito os números 9 e 0.

Vale ressaltar que as datas podem mudar de um mês para outro. Por isso é muito importante conferir o calendário todos os meses para que o prazo para o saque não seja perdido! Além disso, este prazo deverá ser respeitado, pois o valor não estará disponível para saque antes da data prevista.

calendario de pagamento 2018 do Bolsa Familia

Calendário do Bolsa Família 2018

Como efetuar o saque do bolsa família

Efetuar o saque do benefício é bastante simples, sendo necessário apenas que o beneficiado se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal, casa lotérica ou caixa eletrônico da Caixa Econômica. É necessário estar em posse de um documento de identificação e o cartão Bolsa Família.

Os beneficiados que já possuem uma Conta Poupança da Caixa Econômica também podem optar por receber o benefício diretamente em suas contas, sem que haja a necessidade de se dirigir a uma agência ou casa lotérica para efetuar o saque.

Vale lembrar que o saque só poderá ser efetuado pelo beneficiado cadastrado, que deve estar com seus documentos de identificação originais. Além disso, o saque só poderá ser efetuado a partir da data de disponibilização do benefício.

Consulta do saldo online

Se você deseja saber qual é o saldo disponível para saque de seu benefício, é possível fazer a consulta através da internet pelo site da Caixa.

Para isso basta acessar o site aqui, escolher a opção Consultar benefícios por família e preencher os dados solicitados. Você irá precisar do seu NIS e preencher o campo requisitado “Nome do Responsável legal”, finalmente clique em Consultar.

consultar bolsa Família

Site para consultar Bolsa Família (Foto: Divulgação)

Além disso também é possível consultar o saldo pelo aplicativo Bolsa Família da Caixa disponível para Android, iOS e Windows Phone, ligando para o 0800-707 2003 ou comparecendo a uma das agências da Caixa Econômica Federal. Apenas lembre-se de ter consigo um documento de identificação original e válido e a sua carteirinha do Bolsa Família para saber o número NIS.

👉 Para mais informação de como Consultar o Bolsa Família clique aqui.

Recadastramento no programa social

A cada dois anos é necessário fazer um recadastramento no programa Bolsa Família. Esta medida é adotada para verificar que as famílias beneficiadas ainda se enquadram no perfil de pobreza ou pobreza extrema a quem o benefício é direcionado.

Fique atento para as notificações de cadastramento, pois o atraso ou não cumprimento desta exigência poderá acarretar no bloqueio ou até mesmo suspensão do pagamento do Bolsa Família.

Além disso, toda vez que a família muda de endereço ou nasce um novo filho é necessário fazer a atualização dos dados cadastrais.

👉 Para mais informação do recadastramento do Bolsa Família clique aqui.

O BF é um benefício muito importante para muitas famílias brasileiras, por isso é essencial que o Calendário do Bolsa Família 2018 seja acompanhado todo mês para que não se perca o prazo do saque. Além disso, mantenha sempre o seu cadastro atualizado para evitar maiores dores de cabeça na hora do saque do benefício.

Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe uma mensagem nos comentários abaixo. 🙂

Deixe o seu Comentário: