Como fazer cadastro Bolsa Família

Cadastro Bolsa Família 2017 – Você ainda tem dúvidas de como e onde fazer o cadastro no programa social do Governo Federal para distribuição de renda Bolsa Família? Parece tudo muito complicado? São exigidos muitos documentos? Você só tem acesso a informações pela metade ou mal explicadas? Acalme-se, agora você está no lugar certo, pois nesse artigo vamos explicar a forma correta de fazer o seu cadastro para o bolsa família.

Como Realizar o Cadastro Bolsa Família 2017

A primeira etapa para fazer se candidatar de forma mais rápida evitando assim várias viagens até o local de cadastramento é juntar todos os documentos necessários para a inscrição no Cadastro Único.

Como Realizar o Cadastro Bolsa Família 2017

Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal

Quais são os documentos necessários para fazer cadastro Bolsa Família?

Para o responsável pela família, ou seja, a pessoa cujo vai ficar o nome do benefício é preciso levar:

  • CPF ou o Titulo de Eleitor.

Além disso deve ser apresentado no mínimo um documento de cada integrante da família que está se candidatando, inclusive das crianças. Podendo ser:

  • CPF;Documentos Necessários Bolsa Familia
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • Título de Eleitor.

Os documentos da família de forma geral também são solicitados e eles são:

  • Comprovante de endereço atualizado (pode ser uma conta de luz, água, telefone);
  • Matrícula escolar de toda as crianças da família ou um atestado de frequência escolar;
  • Um número de telefone atualizado para contato;
  • Todos os documentos em sua posse que comprovem a renda per capita inferior a R$ 85,00 (sem adolescentes, crianças ou gestantes na família) e de zero a R$ 170,00 (em casos com membros adolescentes, crianças ou gestantes na família) por mês da família. Para mais informações consulte quem tem direito a receber bolsa família.

Estou com todos os documentos e agora?

Agora é a segunda etapa, você pega toda a documentação sua e da sua família descrita acima que já está devidamente organizada e vai até a Prefeitura Municipal da sua cidade, nela você deve procurar pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e informar para um funcionário que deseja fazer o cadastro no programa Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para conhecer onde fica o CRAS mais perto de sua casa em seu municipio, basta ir até o mapa iterativo disponível no seguinte endereço.

O que fazer após fazer o Cadastro no Bolsa Família 2017

Feito o cadastro é necessário aguardar a aprovação na participação do programa e por sua consequência o recebimento do auxílio do Bolsa Família. Toda família que é aprovada recebe uma carta na residência registrada, portanto é necessário sempre manter todos os dados atualizados, podemos considerar essa esperar a terceira etapa da candidatura.

ATENÇÃO: Fazer o cadastramento no CAD único é unicamente um pré-requisito. Isso não é garantia de receber aprovação e inclusão  da família no programa.

Para acompanhar o processo de seleção ao programa consulte a lista de famílias beneficiárias que está disponível no site de beneficios sociais da Caixa Econômica e procure  pela sua família na lista do programa de esse ano. O valor do auxilio será de acordo com o tipo de benefício para o perfil da sua família.

Quanto demora em chegar o Cartão Bolsa Família?

Uma vez que o cadastro é aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a família receberá no prazo de 15 a 45 dias em sua residência o seu cartão magnético para sacar o benefício todo mês.

Como cadastrar senha do cartão Bolsa Família?

Uma vez com o cartão Bolsa Familia em mãos o titular do cartão tem que ligar para o 0800-726-0207 para o desbloqueio do mesmo, depois terá que se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com o seu cartão e um documento com foto para cadastrar a senha.

desbloquear bolsa familia

ATENÇÃO: Uma vez feito e aprovado o cadastramento da família, é de suma importante manter sempre os dados cadastrados sempre atualizados para não correr o risco de perder o auxilio.

Para mais esclarecimentos ao respeito, a pessoa interessada em fazer o cadastro no programa social tem que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou ligar para a o número 0800-726-0207, a ligação é totalmente gratuita.

Então agora que já sabe como se candidatar e fazer o cadastro Bolsa Família, não perca mais tempo! Junte todos os documentos e vá atrás do seu benefício logo!

Deixe o seu Comentário: