Como e porque atualizar cadastro do PIS/Pasep

atualizar cadastro do PIS/Pasep

A importância de manter seu cadastro do PIS atualizado

Se você tem direito a receber o benefício do PIS/PASEP é de grande importância que você sempre mantenha o seu cadastro caixa pis atualizado. Qualquer divergência nas suas informações na hora de efetuar o saque pode significar muita dor de cabeça e o bloqueio do pagamento, por isso, sempre que houver uma mudança lembre-se de atualizar o seu cadastro e evite ficar sem a renda extra que você tem direito.

E caso você seja correntista da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil também vale ressaltar que nunca é demais manter o seu cadastro atualizado junto às estas instituições. Qualquer atitude que você possa tomar para evitar dores de cabeça na hora de receber o benefício será bem-vinda. E, claro, procure prestar qualquer informação necessária antes da data do seu saque.

De acordo com as instituições financeiras alguns dos erros mais comuns são o número do RG errado, nome da mãe diferente do documento, nome de casamento desatualizado, data de nascimento com números diferentes, dois números de PIS ou identidade diferente vinculada ao cadastro.

Manter os seus dados cadastrais é bastante simples, por isso não há desculpa para não o fazer. A seguir, veremos como você pode manter os seus dados atualizados e evitar dores de cabeça na hora de receber o seu benefício.

Como consultar o seu cadastro no PIS e Pasep

Normalmente o cadastro do PIS ou PASEP é de responsabilidade do empregador. Entretanto, ainda é possível consultar o seu cadastro para saber se ele está em dia.

Para aqueles que são cadastrados no PIS, uma das opções é utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador da Caixa Econômica Federal. Após registrar seus dados e entrar em sua conta, no aplicativo vá na aba “Você”, depois “Serviços Sociais”, “PIS” e “Consulta Pagamento”. Nesta tela os dados cadastrados poderão ser consultados e você poderá averiguar se há algum erro. Também é possível consultar os dados por telefone, através do número do Atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207. E, por fim, também sempre há a opção de aparecer em alguma das agências da Caixa.

Já os servidores públicos, que estão cadastrados no PASEP, poderão consultar seu cadastro diretamente no site do Banco do Brasil, que mantém uma pagina completamente dedicada ao programa, que disponibiliza todas as informações necessárias e um caminho para consultar as cotas. E assim como no caso anterior, o trabalhador também sempre pode comparecer à uma das agências do Banco do Brasil e solicitar maiores informações.

E o que fazer em caso de informação errada?

Como mencionamos anteriormente, o cadastro do PIS e PASEP é de responsabilidade do empregador. Caso você encontre alguma informação incorreta, informe o responsável dentro de sua empresa imediatamente para que a correção seja realizada o mais rápido possível.

Você deve comparecer a uma das agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil portando todos os documentos necessários, originais e em bom estado, para solicitar a alteração dos dados cadastrais.

Normalmente os documentos exigidos para regularização do cadastro são:

  • Documento de Identidade (RG)
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Certificado de inscrição no PIS ou PASEP ou extrato que pode ser adquirido na própria agência

Em caso de dúvidas sempre procure a orientação dos atendentes nas agências, e certifique-se de apresentar todos os documentos solicitados.

Manter os seus dados cadastrais é muito importante se você tem direito ao benefício. Não esqueça de comunicar seu empregador a cada mudança significativa e consulte seus dados sempre que possível. É a melhor maneira de se prevenir e evitar ficar sem a sua renda extra.

Tem dúvidas, críticas ou sugestões para atualizar cadastro do PIS/Pasep? Utilize o formulário abaixo para deixar seus comentários!

23 Comentários

  1. Nadja de Souza Florencio
    • Suporte Suporte
  2. gabriela
  3. Sônia Cristina Menezes
  4. Priscila Pocai
  5. Carlos
  6. juliana araujo
    • Suporte Suporte
  7. rafael
    • Suporte Suporte
  8. RAVANI
    • Suporte Suporte
  9. Anselmo Luiz da Silva
    • Suporte Suporte
  10. arnaldo
  11. Francine Roddignoli
  12. ALEXANDRO MARTINS
    • Suporte Suporte
  13. Ronaldo Santos
  14. LIGIA DOS SANTOS PESSOA
    • Suporte Suporte
  15. Verônica
  16. Grace

Deixe o seu Comentário: