Como agendar Seguro Desemprego

Quer agendar Seguro Desemprego? O Seguro-Desemprego é um benefício voltado para trabalhadores que foram dispensados sem justa causa, para pescadores que não podem trabalhar durante o período em que é proibida a pesca e por trabalhadores que sofreram em condições de trabalho semelhante/igual à escravidão. É uma ajuda financeira temporária para manter o trabalhador estável enquanto está em busca de um novo emprego.Agendar seguro desemprego

Basta conversar com alguns trabalhadores sobre o benefício do Seguro-Desemprego para descobrir o tamanho da necessidade deste direito. Mesmo que as regras dele tenham sido alteradas muitas vezes dificultando o recebimento do auxílio, ele ainda é extremamente importante.

A primeira coisa que você deve saber na hora de solicitar é quais documentos são necessários para fazer o pedido e qual prazo cada trabalhador tem para fazer o pedido, o que você pode descobrir clicando aqui, e a segunda coisa é como agendar essa entrega de documentos e os locais disponíveis para isso.

Nova Lei do Seguro Desemprego vigente

Em 2015 algumas alterações sobre o Seguro-Desemprego foram aprovadas pelo senado, o que deixou milhares de trabalhadores em dúvida se tem ou não direito ao seguro, como solicitar, agendar e entre outros.

Confira o que muda com a nova regra MP 665/2014 aprovada pelo Senado:

seguro-desemprego-2015

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

No geral, terá direito ao seguro-desemprego quem:

  • Ter sido dispensando sem justa causa;
  • Estar desempregado no ato do pedido;
  • Nunca pediu antes: Deve ter sua carteira assinada por 12 meses seguidos nos 18 meses anteriores à demissão;
  • Pedir pela segunda vez: Deve ter em sua carteira de trabalho comprovado que trabalhou 9 meses nos últimos 12 meses antes da demissão;
  • Terceira vez: O prazo se torna de 6 meses seguidos de trabalho para ter direito ao benefício.

Onde dar entrada no Seguro-Desemprego?

Por conta da demanda grande de solicitações que são feitas para receber o benefício existe atualmente vários lugares para pode fazer esse processo, acompanhe a lista abaixo:

  • Todo Posto Poupa Tempo (de preferência o mais próximo da sua localidade) lembrando que é preciso agendar o dia que vai ocorrer o atendimento. Faça o agendamento pelo Portal do Poupatempo ou Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (quando ligar de um telefone fixo), ou então o número 0 + código da operadora + 11 2930 3650;
    • Nem todos os  postos do Poupa Tempo precisam de agendamento para dar entrada no seguro-desemprego, mas confirme no site do Poupa Tempo antes de comparecer no posto.
  • SINE – Sistema Nacional de Emprego (também é possível procurar um novo emprego neste local);
  • Todo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador);
  • Agências que são devidamente habilitadas da Caixa Econômica Federal;
  • Qualquer posto credenciado pelo Ministério do Trabalho;
  • SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego;
  • Qualquer DTR (Delegacias Regionais do Trabalho).

Agendar seguro desemprego online pelo portal do MTE

Também é possível agendar a sua entrega de documentos pela internet!

Como já sabe no passado ano de 2015 algumas coisas mudaram no benefício, incluindo, a forma de fazer o agendamento do seguro desemprego, por isso muitas pessoas ainda não sabem como fazer como agendar seguro desemprego online pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Basta colocar o estado onde mora, a cidade, tipo de atendimento que deseja receber, código de segurança e se a sua cidade já estiver devidamente cadastrada finalizar o agendamento.

agendamento do seguro desemprego online

O uso do site substitui a necessidade de formulários físicos, diminuindo custos e acelerando o agendamento, além de evitar as temidas filas dos bancos e erros nos dados do trabalhador.

Como cancelar o agendamento?

Caso precise cancelar o agendamento cadastrado basta você acessar o mesmo site do MTE e escolher a opção “Cancelar”, preencher todos os dados solicitados corretamente e apertar “Consultar” com isso o seu agendamento vai aparecer na tela, clique no “X” e responda sim para a pergunta “Deseja realmente cancelar o agendamento? ” Que vai aparecer na tela.

cancelar o agendamento do seu seguro desemprego

E assim de fácil o seu agendamento estará cancelado. 😉

Já agendei a entrada no Seguro-Desemprego, e agora?

O agendamento é o seu requerimento ao benefício. Depois que agendar, você deve comparecer ao Banco Caixa Econômica Federal, ao SINE ou a Delegacia do Trabalho na data e hora do seu agendamento para dar entrada no seu pedido com os seguintes documentos:

  • Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;
  •  Requerimento de Seguro-Desemprego – SD (via verde);
  •  Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço);
  •  Carteira de Trabalho;
  •  Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
  •  Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
  •  Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  •  Cadastro de Pessoa Física – CPF.
  •  Comprovante dos 03 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Em casos de dúvidas sobre como conseguir estes documentos ou sobre o seu seguro desemprego, vá até a unidade mais próxima e solicite ajuda.

Demissão sem direito ao Seguro Desemprego

seguro-desemprego-sem-direitos

Agora que você sabe como agendar o Seguro Desemprego não perca mais tempo e corra atrás dos seus direitos! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário pra gente aqui embaixo, pariticipe!

9 Comentários

  1. Almir
  2. Antonia ermila dias da silva
    • Suporte Suporte
  3. MARCIO FRANCISCO
  4. joelma barbosa da silva fortes
  5. ELIAS RIBEIRO DAS NEVES
    • Suporte Suporte
  6. Ciléa
    • Suporte Suporte

Deixe o seu Comentário: