Como fazer o agendamento de perícia INSS

Esta querendo saber como agendar uma perícia médica no INSS? O Instituto Nacional do Seguro Social popularmente chamado de INSS é muito conhecido entre os trabalhadores brasileiros por ter um atendimento demorado, já que ele atende uma quantidade grande de pessoas e possui vários processos um tanto quanto burocráticos.

agendar inss pericia

Apesar disso, com o passar dos anos ele tem se atualizado tecnologicamente e tudo que está sendo possível fazer com o propósito de facilitar o atendimento tanto para o próprio INSS quanto para o trabalhador/pensionista/aposentado, e com isso diminuir as filas nas agências parece estar sendo feito.

Entre essas melhoras está a possibilidade de fazer o agendamento do INSS através da internet ou telefone.

Documentos para perícias médicas do INSS

Lembrando que os documentos solicitados são:

  • CPF;
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH);
  • Carteira de trabalho assinada, carnês pagos de contribuição (ou qualquer documento que comprove os seus pagamentos junto ao INSS)
  • Todos os documentos médicos que estejam comprovando a causa do problema de saúde (isso inclui exames), o período sugerido pelo médico para afastamento e qual o tratamento indicado.
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) – em casos de acidente de trabalho.

ATENÇÃO!

Para os segurados especiais, ou seja, pescadores, trabalhadores rurais e lavradores, se torna necessário documentos que possam comprovar a sua situação. Pode ser um contrato de arredondamento, uma declaração de sindicato, etc.

Onde fazer o agendamento de perícia INSS?

  • Pela Internet pelos sites da Previdencia Social (DataPrev) ou do INSS;
  • Pelo número telefone da Previdencia Social;
  • Presencialmente numa agência do INSS.

Tutorial para agendamento de perícias INSS

Tal e como você já está sabendo existem três formas de se agendar uma perícia médica com a Previdência Social.

Agendar a perícia presencialmente no INSS

A primeira e mais comum é ir até uma agência do INSS próxima a sua residência com os documentos solicitados e marcar a perícia.

Fazer o agendamento de perícia INSS pela Internet

  1. Acesse o site da Previdência Social.agendamento de perícia inss
  2. A continuação procure e clique em Novo pedido.
  3. Quando clicamos aparece uma janela onde solicita que você preencha o código que aparece na caixa, lembre o sistema diferencia maiúscula de minúscula, então o código precisa estar idêntico, clique em confirmar.pericia do inss
  4. Em seguida somos levados para uma nova janela, nela é necessário preencher o estado em que o solicitante se encontra e a cidade, com isso o sistema apresenta a data e o local disponível para a perícia ser marcada, clique em avançar.agendar pericia medica
  5. A próxima tela já pede algumas informações do solicitante e da sua forma de trabalho, preencha cuidadosamente para garantir nenhum erro na sua solicitação e por consequência nenhum problema no futuro.agendamento de perícia inss
  6. Clique em avançar e finalize a solicitação, dê preferência para imprimir o pedido da perícia para poder levar junto com a documentação quando for ao INSS.

Lembre-se você sempre pode entrar em contato com a Previdência Social no número 135 para sanar dúvidas ou consultar o seu benefício, perguntar nunca é demais ainda mais em coisas importantes como a solicitação do seu benefício.

Fazer o agendamento de perícia INSS pelo telefone

Você também pode estar marcando o dia do seu agendamento para a perícia pelo telefone da central de atendimento da Previdência Social no número 135.

Além de agendar a perícia pelo telefone você também consegue agendar:

telefone 135

No dia da perícia médica

Não esqueça de levar todos os documentos citados, incluindo exames, remédios, ou seja, tudo que você conseguir coletar referente ao motivo de necessitar do auxílio, e chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário da perícia para garantir o atendimento.

Pronto, você já sabe como solicitar o agendamento de perícia INSS!

Então não perca tempo e agende o seu agora mesmo, ou ensine aquele seu amigo, vizinha ou parente como fazer o agendamento dele, e se tiver alguma sugestão para os nossos próximos textos, não tenha vergonha, deixe a sua sugestão nos nossos comentários logo abaixo! Até a próxima! 😉

Deixe o seu Comentário: